Novo projeto da Agência Lupa combate a desinformação na pandemia
Menu & Busca
Novo projeto da Agência Lupa combate a desinformação na pandemia

Novo projeto da Agência Lupa combate a desinformação na pandemia

Home > Universidades > Novo projeto da Agência Lupa combate a desinformação na pandemia

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus vimos surgir outro surto, o da desinformação. E para tentar evitar que mais pessoas acreditassem nas notícias falsas que passaram a circular em grande quantidade nesse período, a Agência Lupa criou o “Covid Eu Informo”. Uma iniciativa que une as rádios universitárias e comunitárias no combate à desinformação sobre as vacinas e os temas relativos à pandemia. 

A Agênica Lupa reuniu rádios universitárias e comunitárias para combater a desinformação.
A Agênica Lupa reuniu rádios universitárias e comunitárias para combater a desinformação. | Foto: Freepik.

Conheça o “Covid Eu Informo”, projeto da Agência Lupa

Para a Thaís Lavor, gerente do projeto, “o objetivo principal da iniciativa é democratizar as checagens e verificações para o maior público possível.” Inicialmente, o projeto contava com 20 rádios universitárias em todo país. A ideia dos responsáveis pela criação do projeto é que ele possa chegar nos locais conhecidos como “desertos da notícia”, de modo que a informação continue exercendo o seu papel importante para a democracia, pontuou Thaís. 

Além disso, não podemos deixar de citar que esse projeto da Agência Lupa foi a única iniciativa brasileira que recebeu  financiamento do Google, anunciado em março e todo o conteúdo que é disponibilizado para as rádios, uma parte é sugerido pelo público e a outra parte é produzida a partir do monitoramento de tudo aquilo que viralizou nas redes sociais. 

Recentemente, a rádio web da Universidade Federal do Pará, que realiza um trabalho de divulgação científica, se juntou ao projeto e durante os intervalos da programação os conteúdos das checagens vão ao ar.  Para Fabrício Queiroz, um dos jornalistas responsáveis pela rádio da universidade, “A participação da rádio web nesse projeto reforça o seu papel enquanto mídia educadora e o seu compromisso com a saúde pública.”  As inscrições para integrar esse projeto continuam disponíveis no site da Agência Lupa.

________________________________________________

Por Ronald Souza – Fala! UFPA

Tags mais acessadas