sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeEsporteNCAA March Madness: veja tudo o que rolou no First Four

NCAA March Madness: veja tudo o que rolou no First Four

Ontem, Texas Southern, Drake, Norfolk State e UCLA passaram de fase e se juntaram a outras 60 universidades na disputa do First Round do NCAA March Madness, que já começa hoje, a partir de 13h15

March Madness
Jogadores de UCLA comemorando a vitória sobre Michigan State em seu 1º jogo no March Madness. | Foto: Spartans Wire.

Após 710 dias de espera, já que o torneio do ano passado foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19, o NCAA March Madness começou com 4 partidas consecutivas, recheadas de muita emoção e equilíbrio. Hoje (19) e amanhã, a partir de 13h15 da tarde no horário de Brasília, será dado o início do First Round, onde 64 faculdades irão duelar em busca do tão sonhado título no principal campeonato de basquete universitário dos Estados Unidos.

Os jogos estão sendo disputados em uma “bolha” no estado de Indiana, com final marcada para o dia 5 de abril no Lucas Oil Stadium, casa dos Indianapolis Colts, equipe de futebol americano da NFL. Confira o que rolou nos quatro primeiros jogos válidos pelo First Four!

First Four March Madness

#16 Texas Southern 60×52 Mount St. Mary’s #16

NCAA March Madness
Atletas e comissão técnica de Texas Southern comemorando a vitória a frente de Mount St. Mary’s. | Foto: Doug McSchooler/AP.

Estreando a noite de muito basquete universitário, Texas Southern e Mount St. Mary’s se enfrentaram às 18h10 no Simon Skjodt Assembly Hall, casa da universidade de Indiana. Apesar de serem duas equipes classificadas com a seed 16, o que significa que elas pertencem a conferências mais fracas, o jogo foi bastante qualificado, com muitas trocas de liderança no placar e jogadas individuais excelentes.

A faculdade situada no estado de Maryland começou mais ligada, sendo mais eficiente no ataque e com bom aproveitamento na defesa. Foi para o intervalo com 10 pontos de vantagem e parecia ter o jogo nas mãos. Porém, os texanos voltaram mais atentos e correram atrás do placar. Viraram o duelo em menos de 4 minutos da 2ª etapa e mantiveram o jogo em equilíbrio, até abrirem 8 pontos à frente no final e fechar o confronto em 60×52. Texas enfrentará agora o forte time de Michigan no First Round.

Por parte de Texas Southern, o destaque positivo foi o ala John Walker, que anotou 19 pontos e pegou 9 rebotes. A decepção ficou por conta do craque Michael Weathers, MVP da conferência SWAC e que esteve muito sumido na partida. Do outro lado, o armador Damian Chong Qui confirmou porque é o principal jogador de Mount St. Mary’s, marcando 14 pontos e atuando em todos os minutos da partida (apesar do baixo aproveitamento nas bolas de 3 pontos, somente 22%).

#11 Drake 53×52 Wichita State #11

March Madness basquete
Drake e Wichita State em um duelo muito equilibrado pelo First Four do NCAA March Madness. | Foto: Marc Lebryk-USA TODAY Sports.

Talvez na partida que mais tenha decepcionado no 1º dia, as universidades de Drake e Wichita State jogaram às 19h27 na Mackey Arena, local pertencente à equipe de Purdue. Wichita começou melhor, chegando a abrir 8 pontos de vantagem no placar. Mas o time com nome homônimo ao famoso rapper canadense buscou diminuir a diferença e fechou o 1º tempo apenas um ponto atrás. Na etapa final, novamente os Shockers começaram melhor, alcançando 10 pontos na frente com menos de dez minutos no relógio. Mesmo assim, os Bulldogs correram atrás mais uma vez, liderando a partida faltando um pouco mais de 4 minutos para o seu término. A cesta decisiva foi marcada pelo pivô Darnell Brodie, com um lindo arremesso de média distância, fechando o confronto em 53×52. Drake irá enfrentar na próxima fase a boa equipe de USC.

O grande nome dos Bulldogs foi o armador Joseph Yesufu, que substituiu à altura a ausência de Roman Penn, melhor jogador do time e que está lesionado. Yesufu anotou 21 pontos, acertou 3 bolas de longa distância e jogou todos os 40 minutos da partida. Por Wichita State, o destaque foi o ala Morris Udeze que marcou 22 pontos com 61% de aproveitamento nos arremessos de quadra. A decepção ficou por conta de Tyson Etienne, completamente anulado pela defesa de Drake e que anotou apenas um ponto no jogo.

#16 Norfolk State 54×53 Appalachian State #16

basquete
Alegria dos jogadores de Norfolk State com a vitória em cima de Appalachian State pelo First Four. | Foto: Stacy Revere/Getty Images.

Em mais um duelo entre equipes de seed 16, Norfolk State e Appalachian State se enfrentaram às 21h40 no Simon Skjodt Assembly Hall, mesmo palco da partida entre Texas Southern e Mount St. Mary’s. O início foi avassalador da equipe de Norfolk, abrindo 18 pontos de vantagem no 1º tempo. Porém, depois do intervalo, App State começou uma incrível reação, que resultou na virada do placar faltando 7 minutos para o fim do jogo (e na abertura de 6 pontos dois minutos depois). Entretanto, os Spartans acordaram para o duelo, tomaram a frente mais uma vez e viram o time adversário errar a bola da vitória no último segundo. Resultado: 54×53 para Norfolk State. Eles irão jogar contra a excepcional faculdade de Gonzaga, invicta na temporada com 26 vitórias e nenhuma derrota.

O destaque da equipe vitoriosa foi o armador Jalen Hawkins que veio do banco, anotou 24 pontos (incluindo 4 bolas para 3 pontos) e liderou o time nesse importante triunfo. Do lado de Appalachian State, o veterano Justin Forrest marcou 18 pontos e viu o craque Michael Almonacy estacionar apenas nos 7 pontos, acertando um arremesso em 14 tentados.

#11 UCLA 86×80 Michigan State #11

Michigan State
UCLA e Michigan State no melhor confronto do primeiro dia de disputa do NCAA March Madness. | Foto: Associated Press.

Dois dos programas de basquete universitário mais bem-sucedidos da história dos Estados Unidos, UCLA e Michigan State, às 22h57, fizeram a melhor partida do primeiro dia de disputa da competição, na Mackey Arena, assim como o duelo entre Wichita State e Drake. Como era esperado, ambas as universidades começaram ligadas no jogo e com os nervos à flor da pele, com direito à discussão entre os armadores Joshua Langford e Rocket Watts de Michigan. O 1º tempo terminou com uma vantagem confortável de 11 pontos para os Spartans, algo que não abalou a faculdade de Los Angeles, que diminuiu a diferença e alcançou a liderança do placar faltando menos de 6 minutos no relógio. O jogo se manteve equilibrado até o final e foi para a prorrogação, graças a uma excelente and one do ala Jaime Jaquez Jr de UCLA. No tempo extra, uma atuação de gala do armador Johnny Juzang deu a vitória aos Bruins por 86×80. Os californianos irão bater de frente com BYU, universidade do estado de Utah.

A dupla Juzang e Jaquez Jr realmente foi quem realmente comandou a vitória de UCLA, anotando 50 pontos somados, mais da metade do que a equipe marcou no jogo. Destaque também para o armador Jules Bernard, que aplicou dois tocos importantíssimos durante o jogo. Em Michigan State, o ala Aaron Henry provou seu grande potencial fazendo 16 pontos e distribuindo 7 assistências. A decepção ficou por conta de Rocket Watts que acertou apenas uma bola de 3 pontos em 6 jogadas.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

ARTIGOS RECOMENDADOS