quarta-feira, 24 abril, 24
HomeEsporteNCAA March Madness: a prévia do maior torneio universitário do planeta

NCAA March Madness: a prévia do maior torneio universitário do planeta

A partir do dia 15 deste mês, a 83ª edição do NCAA March Madness, o maior torneio universitário do mundo, começou nos Estados Unidos e contou com 68 das melhores faculdades do país. Os primeiros duelos foram disputados na arena da Universidade de Dayton, no estado de Ohio. A grande decisão vai ocorrer no dia 4 de abril no Caesars Superdome, casa do New Orleans Saints, franquia tradicional da NFL.

NCAA March Madness
NCAA March Madness, maior torneio universitário do mundo. | Foto: Reprodução/ The Playoffs
Divisão NCAA
Divisão do NCAA March Madness. | Foto: Reprodução

As universidades seed #1 no NCAA March Madness

seed
Os times são classificados entre as seeds 1 e 16. | Foto: Reprodução

As equipes do torneio de basquete universitário são divididas em quatro chaveamentos, chamados de regiões Leste, Oeste, Sul e Meio-Oeste, classificando os times entre as seeds 1 e 16.

Com a melhor campanha geral, Gonzaga chega na competição como uma das favoritas ao título, assim como foi no ano passado, quando foi vice-campeã para Baylor. As saídas dos talentosos Jalen Suggs, Corey Kispert e Joël Ayayi para a NBA foram repostas muito bem com a chegada de jovens do high school. O pivô Chet Holmgren é um dos principais prospectos do país, eficiente no ataque e na defesa e especialista em toques. Ele foi eleito o defensor do ano na conferência WCC e nomeado pro segundo melhor time dos Estados Unidos pelo site Sporting News. Além dele, Drew Timme, remanescente da grande equipe do ano passado, também é um nome de destaque, com média de 17.5 pontos por jogo.

Defendendo o seu título, Baylor fez mais uma excelente campanha com um retrospecto de 26–6. Alguns atletas campeões migraram para a NBA, principalmente a dupla de guards Davion Mitchell e Jared Butler. No seu lugar, Kendall Brown e Jeremy Sochan integraram a universidade e tiveram sucesso, com Sochan sendo eleito o sexto homem da conferência Big 12.

Após 20 anos como auxiliar técnico em Gonzaga, o treinador Tommy Lloyd estreou em Arizona fazendo uma ótima temporada com mais de 30 vitórias em 34 partidas. O principal destaque é o canadense Bennedict Mathurin, que possui médias de 17.4 pontos, 5.6 rebotes e 2.6 assistências e foi eleito o melhor jogador da forte conferência da Pac-12.

Muito tradicional historicamente, Kansas tem um dos principais pontuadores do país: o ala-armador Ochai Agbaji, que possui 19.7 pontos de média. Comandados pelo experiente treinador Bill Self, a equipe busca conquistar o tetracampeonato nacional.

_____________________________
Por Victor Fardin – Fala PUC!

ARTIGOS RECOMENDADOS