Música e saúde mental andam juntas: entenda como isso é possível
Menu & Busca
Música e saúde mental andam juntas: entenda como isso é possível

Música e saúde mental andam juntas: entenda como isso é possível

Home > Entretenimento > Música > Música e saúde mental andam juntas: entenda como isso é possível

“Quem canta, os males espanta”, um ditado popular nunca fez tanto sentido. Neste momento, a música vem se tornando um grande refúgio para amenizar a dor do luto que muitos vêm enfrentando, agindo também de forma positiva no isolamento, podemos perceber uma grande mudança de humor quando se dá o play em uma música que remete à nostalgia de um momento agradável.

Além da música ser uma grande fonte de entretenimento e diversão, ela ativa amplas redes do cérebro, incluindo áreas responsáveis pelas ações motoras, emoções e criatividade, além de comunicar e expressar o que está sentindo no momento em que ela toca, sendo possível encontrar nela mecanismos para equilibrar mudanças de humor.

Música
A música é muito importante para manter a saúde mental. | Foto: Canva.

Importância da música no dia a dia

Com a quarentena, os níveis de ansiedade entre os brasileiros aumentaram, e a Musicoterapia está sendo um dos principais agentes reguladores de emoções, liberando dopamina e endorfina, melhorando o humor e acalmando corpo e mente, amenizando a ansiedade e trazendo uma sensação de bem estar.

Ouvir música diariamente aumenta a qualidade de vida. Você pode ouvir o seu gosto musical preferido ou playlists criadas especificamente para tranquilizar a mente. O mundo das canções é amplo e fortalece também as conexões sociais, compartilhando-as, você pode transmitir momentos positivos para o outro, conectando você ao mundo e a si.

_________________________________
Por Lohany Lopes – Fala! Centro Universitário Fametro – AM

Tags mais acessadas