quinta-feira, 21 novembro, 24
HomeMercadoNeste artigo vamos te dar 5 motivos para você investir em mogno...

Neste artigo vamos te dar 5 motivos para você investir em mogno africano em 2022

Nos últimos anos, investir em mogno se tornou extremamente atrativo, isso porque o mercado vem se expandindo e a demanda por essa madeira nobre cresce a cada dia. Um dos motivos para que isso ocorra é a facilidade em cultivar mogno africano, além do tempo de maturação da árvore, que é de até 15 anos, enquanto outras árvores demoram mais de 20 anos para se formarem completamente.

Ainda, a madeira é considerada exótica, além de muito apreciada por sua aparência e pelas diversas opções de uso.

Com isso, países como o Brasil, por exemplo, vêm se aprofundando nesse mercado e a cada dia mais vêm cultivando essa planta. O País possui as características climáticas ideais para o cultivo, uma vez que é um local quente e com regiões com chuva moderada. Além disso, as diversas regiões de planície facilitam a busca por terrenos para cultivo das árvores de mogno.

Mas a pergunta que não quer calar é: vale a pena investir em mogno em 2022? O ano está apenas começando, mas já é possível fazer uma avaliação do mercado e apontar alguns indicativos de que apostar nessa madeira será muito importante. Por isso, a seguir, confira o que é mogno africano e 5 motivos para você investir em mogno africano em 2022!

Saiba mais sobre como investir em mogno e a rentabilidade do mogno.
Saiba mais sobre como investir em mogno e a rentabilidade do mogno. | Foto: Freepik.

O que é mogno africano?

O Mogno Africano, conhecido como khaya grandifoliola, é uma espécie de madeira nobre, retirada de uma árvore homônima, encontrada em diversos países de todo o mundo, principalmente em países africanos.

Originária da África, mais especificamente da região ocidental do continente, a planta chegou ao Brasil na década de 70, mas sua popularização só ocorreu em meados da década de 80, início dos anos 90. Nos últimos anos, entretanto, a madeira vem sendo mais requisitada, o que aumentou seu plantio no País.

Atualmente, um dos estados que mais produz mogno africano é Minas Gerais. Apesar disso, é possível encontrar grandes plantios em outras regiões do Brasil, isso porque o clima local é ideal para o cultivo desta árvore, que precisa de calor e chuvas moderadas.

O mogno africano é exportado, uma vez que a demanda do mercado internacional é grande. A maior parte do mogno é retirada de países africanos, como Costa do Marfim e Camarões, grandes cultivadores dessa madeira nobre.

Atualmente, as principais confecções com mogno são:

  • Móveis;
  • Acabamentos de veículos de luxo;
  • Peças ornamentais, como adornos e esculturas;
  • Construções navais, como barcos e iates;
  • Marcenaria, como caixas, estojos, compensados, laminados, molduras de janelas, painéis, portas e escadas, construções leves e assoalhos leves;
  • Instrumentos musicais e esportivos;
  • Brinquedos;
  • Acessórios de luxo.

Motivos pelos quais você deve investir em mogno africano

Investir em mogno em 2022 pode parecer, para alguns, uma grande loucura, porém, esse é um mercado em expansão e como tal exige muita demanda. Além disso, é um mercado novo que veio se abrindo a partir da década de 70 no País e no mundo.

Por isso, o plantio de mogno africano ainda é recente, com poucas colheitas em todo o mundo e sua maioria está localizada na África. Sendo assim, é um mercado que ainda não foi explorado por muitos, possui uma alta lucratividade e uma grande rentabilidade. Ele ainda não está saturado e isso pode ser fundamental para o início de um grande empreendimento.

Com isso, já é possível compreender que investir em mogno africano é algo positivo, uma vez que há demanda, mas poucos fornecedores, além de uma alta lucratividade. Pensando nisso, a seguir, citamos 5 motivos para investir em mogno em 2022.

1. Investimento a longo prazo

Um dos primeiros motivos para investir em mogno é que esse é um investimento a longo prazo. Essa é uma madeira nobre, sempre requisitada e, por isso, é considerada um investimento a longo prazo. Isso porque se cultivada em um local adequado, com clima e solo apropriados, as árvores podem ser cultivadas por muito tempo. Além disso, a princípio serão apenas gastos, porém, quando crescerem, as árvores de mogno africano possuem um alto valor no mercado.

Por isso, para quem busca começar um negócio e ainda não sabe no que investir, o plantio de mogno africano pode ser um bom investimento para 2022.

2. Mercado em ascensão

Como foi dito, o mercado de mogno vem crescendo cada dia mais e esse é um dos grandes motivos para investir em mogno africano em 2022. De acordo com o Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apenas em 2017, as exportações de madeira para os Estados Unidos alcançaram cerca de 202 milhões de reais. Isso equivale a 2,7% das importações realizadas pelo Brasil.

Com a alta na valorização do mogno africano, que vem substituindo outras madeiras nobres, mais raras e mais caras, a importação desse produto cresce a cada dia. Com isso, é possível afirmar que o mercado de maneira está em expansão e em constante ascensão. Pensando no mercado do mogno especificamente, ele é um mercado novo e pouco explorado, o que traz vantagens para quem investe nele agora.

3. Tempo de maturação menor que o de outras árvores nobres

Outro motivo para investir em mogno em 2022 não está relacionado ao mercado, como os anteriores, mas ao seu cultivo em si. Uma árvore pode levar até 20 anos para crescer e amadurecer, estando pronta para o corte cerca de 25 anos após plantada. O mogno africano, contudo, leva de 12 a 15 anos para crescer e amadurecer, podendo ser cortado com pouco mais de 16 anos. Com isso, é possível lucrar mais rápido do que com outras madeiras nobres.

4. O Brasil é o país ideal para cultivar mogno africano

Outro grande motivo para investir em mogno africano em 2022 é o fato de que essa árvore se adapta perfeitamente ao clima brasileiro. Isso porque é uma planta típica de savana, um local quente e seco. Com isso, a planta resiste a temperaturas mais altas, como as brasileiras, e a períodos mais longos de estiagem. Ela também possui uma certa resistência às chuvas, mas o solo deve ser poroso para que isso ocorra.

O Brasil possui regiões que são ideais para o cultivo de mogno, como grandes planícies e locais quentes, com um nível de umidade controlado. Minas Gerais, por exemplo, é um estado que provou ser perfeito para o cultivo dessa madeira.

5. Serviço que permite ser terceirizado

O último motivo para investir em mogno é que esse pode ser um serviço terceirizado. Ou seja, é possível contratar uma empresa para cuidar de todos os aspectos do seu negócio, como o cultivo de mogno, o reflorestamento das áreas e a manutenção do terreno em que as árvores foram plantadas.

É preciso, no entanto, escolher uma empresa de confiança, que irá cuidar do seu negócio e, além disso, que cuidará do meio ambiente. Então, agora que você já conhece os principais motivos para investir em mogno africano, prepare-se para um 2022 empreendedor!

________________________________________________

Por Luiza Nascimento – Fala! PUC-SP

ARTIGOS RECOMENDADOS