'Milagre na Cela 7' - Confira a análise sobre o filme
Menu & Busca
‘Milagre na Cela 7’ – Confira a análise sobre o filme

‘Milagre na Cela 7’ – Confira a análise sobre o filme

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Milagre na Cela 7’ – Confira a análise sobre o filme

A produção turca vem ganhando destaque no top 10 da plataforma de streaming Netflix, tanto no Brasil quanto no mundo. 

A trama de Milagre na Cela 7 se baseia na história de Memo, interpretado por Aras Bulut Lynemli, que apresenta uma certa dificuldade cognitiva, e vive num vilarejo na Turquia com sua filha, Ova, e sua avó.

Em um incidente do qual a filha de um militar local morre, Memo é acusado injustamente de ser o culpado, sendo assim, preso e condenado.

assistir à milagre na cela 7
Milagre na Cela 7. | Foto: Reprodução.

A trama é emocionante do começo ao fim. Em cerca de 2 horas e 13 minutos de enredo, quem assiste se encontra completamente imerso na história. É difícil achar alguém que acompanhe as cenas e não deixe cair uma lágrima com as passagens.

Cada ponto é muito bem pensado, desde os cenários e o jogo de cores até o detalhamento marcante de cada personalidade.

Ova é uma criança emblemática, que vê a vida da mesma forma que seu pai. De um jeito ingênuo e puro. 

Os outros presos também assumem um papel fundamental; as cenas mais importantes acontecem justamente na cela 7. 

Cada diálogo do longa-metragem assume uma posição única, tirando o fôlego de quem acompanha.

Há uma grande discussão envolta de temas que muitas vezes não são pensados. Um deles é a questão da família e união, mostrando uma relação entre pai e filha extremamente amorosa. Outro quesito foi a amizade, mostrada claramente na junção dos colegas de cela de Memo que, álias, foi extremamente marcante para o desenvolvimento das partes mais bonitas do filme.

Temas como injustiça e pré julgamentos são abordados também. Virtudes que muitas vezes não são levadas a sério, assumem um papel protagonista durante todo roteiro, mostrando o quão grave pode ser uma acusação da qual não há fundamento. A compaixão e amor ao próximo são, sem dúvidas, a moral mais importante da história.

O fato de ser uma produção estrangeira se comporta como mais um exemplo da quebra do paradigma do cinema americano, já que grandes produções das mais diversas nacionalidades vêm conquistando um grande espaço na sétima arte.

O ator principal já ganhou diversos prêmios na TV turca e a expectativa é que a película seja reconhecida de forma global, podendo até ser cogitada para indicações de premiações maiores.

É um filme extremamente indicado para todos, sendo, talvez, uma das melhores produções atuais lançada pela plataforma.

Ficha Técnica – Milagre na Cela 7

Tempo de duração: 2h 12min 
Gênero: Drama
Direção: Mehmet Ada Öztekin
Elenco: Aras Bulut İynemliNisa Sofiya Aksongur, Deniz Baysal
Nacionalidade: Turquia

‘O Milagre na Cela 7’ é uma história verdadeira?

Os fãs tem se perguntado se há uma história real na qual a trama do filme teria se baseado. E não, o filme não é baseado em uma história verdadeira, mas foi inspirado em um filme sul-coreano que tinha o mesmo nome e foi lançado em 2013.

No entanto, ao contrário da versão turca que aquece o coração, a adaptação sul-coreana original é mais um drama de comédia. O popular filme também foi adaptado e lançado nas Filipinas, Indonésia e Índia.

Depois de assistir ao filme, muitos espectadores foram às mídias sociais para compartilhar seu veredicto.

“Acabei de assistir a um milagre na cela nº 7 e deixe-me dizer que acho que nunca chorei tanto durante um filme”, ​​escreveu um deles.

Outro concordou quando publicou no site de redes sociais: “O milagre na célula nº 7 tornou conhecido ao mundo que os homens também podem chorar”.

“Então, eu assisti esse filme. Um milagre na cela n º 7. Chorei muito. Eu nem tenho vergonha de admitir isso”, compartilhou um terceiro usuário do Twitter.

Milagre na cela 7
Cena do filme Milagre na Cela 7. | Foto: Reprodução.

Veja o que significa “Lingo, Lingo! Garrafas!”

Uma expressão que é dita várias vezes pelos protagonistas do filme, tem deixado todo mundo intrigado. Afinal, o que significa “Lingo, Lingo! Garrafas!”?

Lingo, Lingo! Garrafas!

A expressão Lingo Lingo, dita por Ova (Nisa Sofiya Aksongur) no filme, e que é seguida por um Şişeler (garrafas) de seu pai, Memo (Aras Bulut İynemli), faz parte de uma famosa música turca, Lingo Lingo Şişeler. Confira a música, com cenas do filme e dos bastidores de Milagre na Cela 7:

De acordo com o site Decider, a palavra “shisheler” é um erro de ortografia da palavra turca şişeler, cuja tradução direta é garrafas. Já Lingo, Lingo, não significa nada em turco ou inglês. Na verdade, ela é apenas uma espécie de canto, similar a la la la em português.

Teoria explica REAL motivo de prisioneiro se sacrificar

Quem assistiu a Milagre na Cela 7, sem dúvida se emocionou com o final. Mas, os últimos minutos do filme deixaram os espectadores com uma pergunta: afinal, por que Yusuf Aga (Mesut Akusta) deu a sua vida, no lugar da de Memo (Aras Bulut İynemli)?

Cuidado, essa matéria contém spoilers de Milagre na Cela 7!

milagre na cela 7 yusuf é avô de ova
Segundo teoria, Yusef Aga, que foi enforcado no lugar de Memo, é avô de Ova. | Foto: Reprodução;

Uma teoria aponta que há mais do que compaixão e empatia envolvidos na decisão do prisioneiro. Segundo fãs do sucesso da Netflix, Yusuf é avô de Ova (Nisa Sofiya Aksongur). Entenda como isso seria possível.

Final do filme Milagre na Cela 7

Em Milagre na Cela 7, Memo (Aras Bulut), um homem com deficiência intelectual, é separado de sua filha e preso, culpado pela morte da filha de um comandante. Durante o longa, ele tenta provar sua inocência, sem sucesso.

Quando tudo parece perdido e a forca o aguarda, os colegas da cela de Memo se unem, acreditando em sua inocência, para salvá-lo da trágica e injusta morte, contanto, inclusive, com a ajuda do diretor da prisão, Nail (Sarp Akkaya) e do guarda Faruk (Deniz Celiloglu).

No dia marcado para a execução, o guarda Faruk mantém boa parte da guarda ocupada. Além disso, amigos do chefão da cela 7, Askorozlu, batem no carro do comandante, impedindo que ele presencie o enforcamento.

É então que o maior milagre acontece. Um homem, Yusuf, se oferece para ser enforcado no lugar de Memo. Este homem amargurado acredita que essa é uma forma de redenção pelo crime que cometeu – matar sua filha.

Para que o plano dê certo, o diretor da prisão diz a todos que Yusuf escapou durante uma rebelião, enviando guardas para procurá-lo. Enquanto isso, Memo é colocado em um carro e levado de volta para Ova.

Reencontro entre Memo e Ova Milagre na cela 7
Final do filme Milagre na Cela 7. Foto: Reprodução.

Em um emocionante reencontro de pai e filha, o filme termina com eles em um barco, rumo à uma nova vida em outro país. Anos mais tarde, vemos Ova prestes a se casar, segurando em suas mãos uma caixinha – a única lembrança do homem que deu a vida por seu pai.

Yusuf era o avô de Ova

Uma teoria que vem ganhando força na Internet é a de que Yusuf era o avô de Ova. De acordo com os fãs do longa, Yusef era um homem muito rígido, e ao saber que sua filha estava grávida, ele teria entregado a criança para Memo, matado a filha e a enterrado ao pé de uma árvore.

árvore que o Yusuf vê na parede
Árvore que Yusuf vê na parede, também é vista por Ova, quando ela visita a cela 7. | Foto: Reprodução.

Perto da cama de Yusuf, há um pequeno buraco, que ele sempre encara. Esse buraco o faz lembrar da árvore sob a qual sua filha está enterrada. Nenhum outro prisioneiro vê o desenho de uma árvore ali, mas quando Ova visita a cela, ela também a vê.

O que faz a teoria ter mais sentido ainda, é o fato do filme falar tão pouco sobre o casamento de Memo. Ele conta para seus colegas de cela, que o casamento foi arranjado e que não houve festa. A possibilidade de que Memo não seja o pai biológico de Ova também é levantada pelos fãs.

Memo não reconhecer Yusuf na cadeia pode ser facilmente explicado. Visto que o casamento foi arranjado e sem festa, isso pode indicar que foi feito de forma secreta e, dessa forma, Memo não teria conhecido o pai da noiva.

Embora não seja possível afirmar que tudo isso seja verdade, a teoria de que Yusuf era o avô de Ova faz muito sentido. O sacrifício feito por ele, além de salvar um inocente, daria a chance de seu genro e sua neta pudessem recomeçar. O verdadeiro Milagre na Cela 7.

_______________________________________
Por Izabella Giannola – Fala! Cásper

Tags mais acessadas