5 clássicos cinematográficos que todos devem assistir antes de morrer
Menu & Busca
5 clássicos cinematográficos que todos devem assistir antes de morrer

5 clássicos cinematográficos que todos devem assistir antes de morrer

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > 5 clássicos cinematográficos que todos devem assistir antes de morrer

Uma das inúmeras definições de “clássico” na língua portuguesa é de tudo aquilo que serve como exemplo ou modelo em uma determinada área.

No universo cinematográfico é onde essa palavra é mais comumente utilizada, ao se referir às grandes obras de décadas passadas, e que são consideradas como imortais até os tempos de hoje, servindo como um norte nas discussões dentro da área.

Nesse viés, separamos aqui 5 dos maiores clássicos cinematográficos que você não pode deixar de assistir antes de morrer

5 filmes clássicos para assistir antes de morrer

1 – Janela Indiscreta

Em Nova York, um fotógrafo profissional está preso em seu apartamento por conta de uma perna quebrada. Como uma forma de entretenimento, ele começa a bisbilhotar a vida de seus vizinhos com um binóculos, até que presencia um acontecimento que o faz começar a investigar um possível assassinato.

Estreiado em 1954 e dirigido por Alfred Hitchcock, o filme foi indicado a 4 categorias no Oscar, e ganhou diversos outros prêmios, como o Edgar Alan Poe Award na categoria ‘Melhor Roteiro’.

2 – O Sol é Para Todos

Esse filme é baseado no livro de Harper Lee, que ganhou o prêmio Pulitzer em 1961 por conta da obra, no qual ele narra uma cidade cheia de preconceitos no sul dos Estados Unidos. 

A história é contada a partir da perspectiva de duas crianças, cujo pai é um advogado e está defendendo um negro lavrador acusado de estupro.

Dirigido por Robert Mulligan, o filme estreiou em 1962, ganhando 3 categorias do Oscar, 3 do Golden Globe e uma do Festival de Cannes. Além disso, em 1988, foi eleito pela American Film Institute como um dos 100 melhores filmes (34 º lugar).

3 – A Noviça Rebelde

No final dos anos 30, uma noviça não consegue se adequar bem às regras religiosas do convento onde vive e, por isso, decide sair e trabalhar como governanta para um capitão viúvo com sete filhos, e traz alegria de novo à casa.

O musical de 1965 é protogonizado por Julie Andrews e ganhou em 5 categorias do Oscar, além de levar também 2 Globos de Ouro.

4 – O Grande Ditador

Depois de passar anos em um hospital militar se recuperando das feridas da primeira guerra mundial, um barbeiro judeu não sabe da ascensão de um governo autoritário em seu país e de suas políticas antissemitas.

Quando ele retorna ao seu bairro, fica atordoado com as mudanças e se une aos seus vizinhos para se rebelar.

Protagonizado por Charles Chaplin, o filme foge da tradição de filmes mudos do ator, e conta com um dos discursos mais marcantes de todo o cinema em uma de suas cenas.

5 – …E o Vento Levou

A história conta a vida de Scarlett O’Hara, que tenta conquistar o amor do homem que deverá se casar com a sua prima. Porém, ao explodir a Guerra Civil Americana, ela precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da sua família.

O filme é de 1940 e é um dos mais prestigiados por todo o globo. Ganhou ao total 12 prêmios de 4 premiações de cinema renomadas, como o Oscar, onde ganhou 9 desses prêmios.

Conhecer todas essas obras-primas do cinema mundial é obrigação de todos aqueles que se dizem cinéfilo! Desconhece algum desses? Pare tudo o que está fazendo e vai baixá-los agora! Prometo que não vai se arrepender.

___________________________________
Por Anna Casiraghi – Fala! Cásper     

Tags mais acessadas