terça-feira, 19 março, 24
HomeEsporteMichael Obafemi: saiba tudo sobre a esperança da Irlanda

Michael Obafemi: saiba tudo sobre a esperança da Irlanda

Michael Obafemi pode ser a esperança da Irlanda

O dia era 16 de junho de 2002. Com duas defesas do goleiro Iker Casillas, a Espanha eliminou a Irlanda nos pênaltis, avançou para as quartas de final e acabou com o sonho dos irlandeses naquela Copa do Mundo. Essa foi a última vez que o país disputou o maior torneio do planeta.

Antes disso, a seleção irlandesa só havia jogado as Copas de 1990 e 1994. Nas eliminatórias da última edição, a Irlanda foi eliminada nos playoffs finais, após levar 5×1 da Dinamarca em plena Dublin, diante dos olhos de 50 mil pessoas.

Michael Obafemi
O jovem Michael Obafemi em ação pelo Southampton, da Inglaterra. | Foto: 90min.com.

Com tanto tempo longe do torneio, a seleção está buscando renovar seu elenco com jovens jogadores, em busca de elevar o nível técnico de seu time. Apresentando-se como uma das principais promessas do país, o atacante Michael Obafemi, de apenas 20 anos, é a grande esperança dos irlandeses para o futuro.

Michael Obafemi

Nascido em Dublin, ele se mudou para Londres com a sua família ainda muito novo. Começou no futebol no pequeno Ryan FC, com apenas 4 anos de idade, e foi trocando de clube durante anos nas categorias de base. Passou por Arsenal, Chelsea, Watford e Leyton Orient, até chegar no Southampton, equipe do sul da Inglaterra, em 2016.

futebol
Michael Obafemi ainda criança jogando futebol. | Foto: Life Bogger.

No início, Michael jogava pela equipe sub-18 do Southampton, onde marcou 3 gols em 17 partidas na temporada 2016/2017. No ano seguinte, ele conseguiu ter mais destaque, agora anotando 15 gols e 4 assistências em 28 jogos.

Em janeiro de 2018, Obafemi fez sua estreia como profissional ao entrar com 37 minutos do 2º tempo, em um empate por 1×1 contra o Tottenham, jogo válido pela 24ª rodada da Premier League. Como ele tinha 17 anos e 199 dias completos, o irlandês se tornou o 2º jogador mais jovem a jogar na Premier League pelo Southampton (apenas atrás do lateral-esquerdo Luke Shaw, hoje no Manchester United).

Já na temporada 2018/2019, uma lesão na coxa tirou o atacante de muitas partidas ao longo do ano. No total, ele disputou 16 jogos, sendo 7 pela equipe principal e 9 pelo time B. Porém, deu tempo do irlandês marcar o seu primeiro gol como profissional. Foi na partida contra o Huddersfield Town, válida pela 18ª rodada da Premier League. Após entrar aos 20 minutos do 2º tempo no lugar do inglês Danny Ings, Obafemi recebeu o passe do ponta Nathan Redmond dentro da área, dominou e chutou de pé direito, fechando a vitória do Southampton por 3×1 fora de casa.

Na temporada seguinte, Michael esteve muito mais presente nos jogos, atuando 21 vezes na Premier League, 13 delas entrando no 2º tempo. Marcos gols importantes, como na vitória contra o Chelsea por 2×0 e no empate por 2×2 contra o Manchester United, e ajudou a sua equipe a terminar na 11ª colocação.

Obafemi, há alguns anos, tinha o direito de escolher entre 3 seleções para jogar em sua carreira: Nigéria (lugar onde seus pais nasceram), Inglaterra (por conta do longo tempo que o atacante mora no país) e a Irlanda. Mas, em novembro de 2018, ele optou por defender as cores da sua pátria natal, onde é convocado desde da categoria sub-19.

Sua primeira, e única até hoje, partida pela seleção principal foi contra a Dinamarca, pela Liga das Nações da UEFA. Ele foi o primeiro atleta nascido em 2000 a jogar pelos irlandeses. Michael também já esteve presente em 5 jogos da equipe sub-23.

futebol internacional
O talentoso Michael Obafemi na sua estreia na seleção principal da Irlanda. | Foto: Simon Coo.

Michael Obafemi é um atacante de muita velocidade e força física, e que utiliza isso ao seu favor a todo momento. Sua facilidade em driblar e em receber lançamentos longos o permite a jogar muito bem pelos lados do campo, com jogadas de linha de fundo bastante efetivas.

A baixa estatura de 1,69m dificulta a vida do irlandês em bolas aéreas, tanto no ataque quanto na defesa. Ele também precisa melhorar a sua tomada de decisão, pois segura muito a bola em alguns momentos, desperdiçando muitos ataques. Por conta de uma lesão muscular, Obafemi atuou apenas em 5 jogos nessa temporada, sendo só 2 pela equipe principal.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar, a Irlanda está no grupo A, ao lado Portugal, Sérvia, Luxemburgo e Azerbaijão. Nenhum jogo foi disputado e o início das partidas está marcado para 24 de março.

A tarefa dos irlandeses é muito difícil, já que apenas o 1º colocado classifica para o torneio, enquanto o segundo disputa um playoffs bastante acirrado. O técnico Stephen Kenny, que ainda não venceu no comando da seleção, terá que contar com a qualidade de muitos jovens, principalmente do atacante Michael Obafemi, para conseguir a façanha de classificar o país a Copa do Mundo novamente.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

___________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC