Fugir um pouco da correria e respirar ar puro é o desejo da maioria das pessoas que vivem nas capitais. São Paulo, a famosa selva de pedras, é conhecida por sua paisagem urbana, mas isso não significa que a cidade seja escassa de cenários naturais. Na verdade, existem diversos parques para quem precisa dar uma fugida da vida agitada.
A seguir, conheça 5 parques em São Paulo que, se você não conhece, precisa conhecer.
Parque Ibirapuera
O parque Ibirapuera é um dos mais famosos de São Paulo. Com aproximadamente 14 milhões de visitas, em 2017, o Ibirapuera foi o parque mais visitado da América Latina.
A entrada é gratuita e os portões ficam abertos das 5h às 23h. Tem estacionamento no local, mas em dias mais cheios, como domingos e feriados, é preciso se atentar para chegar mais cedo ou procurar um local nos arredores para estacionar.
Jardim Botânico de São Paulo
O Jardim Botânico de São Paulo tem, sem dúvidas, uma das vistas mais bonitas da capital paulista. Com 360 m² de área destinada à visitação pública, o parque conta com trilhas para apreciar a natureza de perto e ainda com áreas de grama verde para sentar e apreciar as árvores ao redor.
A entrada custa R$ 5 a meia e R$ 10 a inteira, os ingressos são vendidos na porta. É possível estacionar no próprio lugar ou em algum estacionamento das redondezas. O parque funciona de terça a domingo das 9h às 17h.
Parque Estadual da Cantareira
O Parque Estadual da Cantareira oferece uma verdadeira experiência de imersão na natureza. O parque conta com 4 núcleos e cada um possui seus atrativos. Veja:
Núcleo Cabuçu
Esse núcleo tem muita natureza e ar fresco para aproveitar. A árvore Miconia cabussu foi quem deu nome ao núcleo, com folhas grandes e flores brancas que podem atingir até 12 metros de altura, ela é uma atração à parte do parque.
Núcleo Pedra Grande
O núcleo Pedra Grande é conhecido pela famosa trilha que leva à Pedra Grande, onde é possível apreciar a vista maravilhosa da cidade paulista.
Núcleo Engordador
No núcleo Engordador é possível aproveitar as belas cachoeiras, fazer uma trilha de Mountain Bike e ainda aproveitar um belo piquenique ao ar livre.
Núcleo Águas Claras
Mais jovem dos quatro núcleos, o núcleo Águas Claras tem um total de 5 trilhas, sendo uma delas mais longa, voltada para veículos. A principal trilha do parque é a Suçuarana, que dá acesso à Pedra Grande.
Gostou de conhecer os parques mais bonitos de São Paulo? Continue acompanhando o Fala! para mais dicas como esta!
__________________________________________
Por Bianca Sousa – Redação Fala!