O medo, para a psicologia, é uma emoção que pode alterar nossa percepção e raciocínio. É algo adaptativo e normal – todos têm medo de algo em algum momento da vida. E os medos são bastante particulares.
Mas quais são os medos mais comuns? É isso que eu vou te contar a seguir!
1. Aracnofobia (medo de aranhas)
Ter medo de aranhas é absurdamente comum, mas quando esse assunto passa de um nível considerado normal, existe um nome para ele: aracnofobia.
A aracnofobia pode fazer com que a pessoa afetada pare de frequentar determinados lugares para evitar se deparar com o inseto. Além disso, o indivíduo que sofre com a doença pode gastar um bom tempo checando embaixo e atrás dos móveis da casa, principalmente antes de dormir.
2. Acrofobia (medo de altura)
Ter disposição para encarar lugares extremamente altos é para poucos, mas existem aqueles que não podem nem sonhar com um cenário desses. Acrofobia trata-se do medo excessivo de altura.
3. Claustrofobia (medo de espaços fechados)
O medo de estar em espaços fechados pode ser experimentado em diferentes níveis de intensidade, mas a resposta usual é a tentativa de escapar ou evitar locais abafados e/ou pequenos.
4. Glossofobia (medo de falar em público)
O medo de falar em público é muito expressivo entre estudantes e adolescentes. Por isso a fobia é bastante comum, até mais do que muitos imaginam.
5. Hematofobia (medo de sangue)
Hematofobia é a fobia que descreve o medo de sangue, agulhas e feridas. É relacionada também à antecipação do encontro com esses elementos.
______________________________
Por Carol Mendes – Fala! PUC RIO