quinta-feira, 20 junho, 24
HomeFamosos e TVMC Guimê é expulso por assédio, entenda o caso

MC Guimê é expulso por assédio, entenda o caso

Na madrugada de quarta para quinta-feira (16 de março), ocorreu, no reality show da TV Globo Big Brother Brasil, a chamada “Festa do Líder”, que terminou com MC Guimê expulso do programa.

O evento contou com a presença de uma integrante vinda diretamente do México, a qual participa do programa parceiro do BBB, intitulado La Casa De Los Famosos. Ambos os realitys estabeleceram uma parceria e agora enviam “intercambistas” de uma casa para a outra.

Na festa, a participante mexicana, Dania Mendez, teve suas costas acariciadas diversas vezes por MC Guimê, enquanto os dois conversavam com outros dois participantes, Cara de Sapato (atleta de MMA) e Domitila.

O cantor ainda foi flagrado tentando passar as mãos nas nádegas de Dania Mendez, que retirou suas mãos de seu corpo.

Se você quer entender mais sobre essa polêmica, não pode deixar de conferir abaixo o conteúdo de hoje! Saiba tudo sobre o caso, quem é MC Guimê, e muito mais! Siga em frente com a leitura para ficar por dentro do assunto!

MC Guimê com as mãos nas costas da mexicana
MC Guimê com as mãos nas costas da mexicana. | Foto: Reprodução do ao vivo da TV Globo.

A repercussão do caso nas redes sociais

Logo após a transmissão ao vivo do BBB 23 pela TV Globo, vários internautas saíram em defesa da participante mexicana.

O assunto virou uma das Trending Topics (assuntos mais comentados, tendências) do Twitter e já coleciona opiniões, como:

“Que situação, a mulher sai lá do México pra sofrer assédio em um reality no Brasil”.

“Isso é uma mensagem de impunidade que homens podem fazer o quer com as mulheres principalmente quando elas estão vulneráveis. Quero ver providências, assédio não é entendimento”.

Pronunciamento de Lexa, esposa de MC Guimê

Muitas pessoas não sabem, mas, MC Guimê é casado com a cantora Lexa. Até então, a esposa do cantor estava apoiando bastante sua participação no reality, mas, parece que tudo mudou depois do caso de assédio envolvendo seu marido.

Em seu Twitter, Lexa escreveu as seguintes mensagens:

1. “Eu não paro de chorar vendo ele tão feliz! Vocês acham que é fácil? Dói demais, dói em um lugar inexplicável, mas eu tô com você até depois do fim. Curta a sua festa! Te amo”.

2. “Eu não tô bem, preciso de um tempo para mim… Até logo, não sei quando voltarei por aqui”.

As palavras da cantora causaram um rebuliço grande entre o público do BBB. Já é de se imaginar que, junto a isso, surgiram várias indagações e inclusive fake news (notícias falsas) a respeito do matrimônio do casal.

Após o caso de assédio no BBB, internautas ficam curiosos sobre como será a situação para MC Guimê fora das telas em seu casamento com Lexa.

O envolvimento de Cara de Sapato no assédio

Nas imagens, é possível observar que o participante Cara de Sapato também fez várias tentativas de beijar a participante mexicana contra sua vontade.

A quantidade de investidas invasivas acabou fazendo com que a produção do programa se envolvesse na situação, avisando ao brother que ele deveria parar com o contato físico incomodante.

A família de Cara de Sapato usou as redes sociais para abordar o ocorrido e deixar uma mensagem pedindo perdão à mexicana:

“Sabemos que certas atitudes não podem acontecer nem por brincadeira. Por isso, nossas sinceras desculpas à Dania e sua família pelos acontecimentos. (…) Quando sair da casa e vir essas imagens, Sapato vai precisar entender o que aconteceu, rever comportamentos, se desculpar e aprender que há limites que não podem ser ultrapassados”.

Entenda: o que é caracterizado como um assédio?

O Governo Federal Brasileiro disponibiliza na internet diversos dados e informações sobre os mais diferentes temas. Um deles é sobre a violência contra a mulher e os casos de abuso, estupro e assédio.

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), existem dois tipos mais comuns de assédio: moral e sexual.

O assédio moral é uma espécie de “perseguição” inconveniente e duradoura para a vítima, na intenção de que ela seja humilhada, comprometendo sua integridade física e psicológica, o que desestabiliza emocionalmente as vítimas dessa prática vergonhosa.

E o assédio moral pode acontecer por meio de qualquer forma: atos, gestos, palavras, textos escritos… enfim, qualquer atitude que traga danos à moral e dignidade de uma pessoa.

Já o assédio sexual, por outro lado, é um crime ainda mais grave, pois além das insistências e perseguição da vítima, as intenções são levar ou coagir à prática de ato sexual. E vale lembrar que a falta do consentimento nas relações sexuais e sua prática forçada se configura como abuso e estupro.

Desse modo, a conduta de Cara de Sapato e de MC Guimê durante a festa do líder do BBB 23 deve ser analisada para confirmar se as atitudes dos participantes do reality se configuram como assédio sexual de acordo com a lei. Afinal de contas, inúmeras vezes ambos os participantes são vistos tentando convencer a intercambista mexicana a beijá-los e também acariciando seu corpo, apesar de haver um claro sinal de desconforto por parte da moça.

E o que vai acontecer em seguida?

Já foi anunciado que a polícia está investigando o caso. Se for comprovado o crime de assédio ou importunação sexual, a pena prevista em lei é de 1 a 5 anos de prisão.

Vale lembrar, em adição, que o fato de MC Guimê estar alterado e sob efeitos de álcool, como alertou a participante Bruna Griphao, não quer dizer que a gravidade da situação será reduzida.

Pelo contrário, a pena permanece a mesma, não importando se o assediador estava bêbado ou não.

O veredicto sobre o caso

Ontem, no dia 16 de março, o apresentador do reality show, Tadeu Schmidt, anunciou que Cara de Sapato e MC Guimê seriam expulsos do programa, devido ao ocorrido contra a intercambista mexicana Dania Mendez.

Agora, resta acompanhar o caso para ver o que mais estará por vir. Até esse momento, a esposa de MC Guimê, Lexa, se afastou das redes sociais e disse estar muito abalada com a situação.

As equipes de ambos os participantes pediram desculpas aos fãs, à Dania e à família da mexicana.

____________________________________
Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS