Massagem tântrica: como fazer e seus benefícios - Fala! Universidades
Menu & Busca
Massagem tântrica: conheça mais e descubra vantagens

Massagem tântrica: conheça mais e descubra vantagens

Home > Lifestyle > Massagem tântrica: conheça mais e descubra vantagens

massagem tântrica está sendo cada vez mais disseminada e conhecida no mundo. Ela se trata de uma arte que busca te ajudar a percorrer novos caminhos para o prazer sexual. No entanto, há quem tenha uma visão incorreta de o que ela é e como funciona. 

Essa mobilidade pretende fazer o indivíduo redistribuir as energias sexuais do corpo, além de expandir a sensibilidade e experienciar vivências mais intensas. A bioenergética é o fundamento da massagem tântrica. Isto é: uma ciência que se aprofunda na capacidade de trabalhos com o corpo influenciarem os estados emocionais do ser humano.

Confira nosso artigo sobre como fazer massagem tântrica e seus benefícios!

massagem tantrica
Descubra tudo sobre massagem tântrica e seus detalhes | Foto: Unsplash

A massagem tântrica se difere da massagem convencional, pois não busca atingir diretamente os músculos e tendões, além de ser feita de forma bem mais sutil com os dedos. A massagem tântrica é feita para o relaxamento e o prazer, assim, o terapeuta e o integrante decidem juntos que tipo de toque será realizado. 

Nessa perspectiva, a massagem tântrica não é, e necessariamente nem envolve a masturbação, ao contrário do que muitos pensam. Na massagem, o importante é criar novas conexões de prazer com o corpo inteiro e buscar o autoconhecimento, indo muito além de uma simples massagem erótica.

Para dominar a arte da massagem tântrica, leva-se tempo e prática. Essa técnica surgiu de terapias antigas do Tantra Yoga baseadas no Tantra. A bioenergética, citada anteriormente, também busca tratar vivências repressoras que criaram, de alguma forma, travas musculares e sexuais que dificultam o fluxo da bioeletricidade em todo o corpo. 

O sexo em si não é capaz de fazer a energia do prazer ser descarregada pelo corpo inteiro, justamente por ser, na maioria das vezes, restrito aos órgãos genitais. Nesse aspecto a massagem tântrica tem sucesso, ajudando a conhecer nossa energia e potência. Dessa forma, você conhecerá a história que seu corpo tem a contar.  

O que é massagem tântrica?

A massagem tântrica é uma técnica de massagem que beneficia tanto as mulheres quanto os homens, individualmente ou em casal. É um tipo de massagem erótica em que sua prática envolve chakras e usa transferência de energias para estimular cada parte do seu corpo; ideal para quem deseja se conectar mais profundamente com seu parceiro, além de proporcionar autoconhecimento e melhora da energia vital. 

Para que serve?

Sua funcionalidade envolve uma profundidade e equilíbrio espiritual, onde a massagem tântrica pode atuar como corrente para o entrelaçamento de energias entre o casal. Ela ajuda a fortalecer esse vínculo e aprofundar a ligação da vida afetiva e sexual das pessoas, permitindo um longo relaxamento no qual o objetivo final está no despertar da energia sexual no receptor.

A energia se movimenta conscientemente por todo o corpo durante a massagem tântrica e, conforme a energia sexual se acumula, não se basta em um clímax breve, mas se espalha pelo corpo de outras formas. O nível de energia e a intensidade da experiência aumenta quando a respiração consciente é adicionada.

Conheça os benefícios

Algumas das vantagens que a massagem tântrica proporciona são: maior resistência sexual, aumento na qualidade dos orgasmos, alívio de dores e estresse, facilitação do sono, tratamento/terapia de bloqueios emocionais, despertar espiritual, superação de traumas passados e muito mais.

Inclusive, a massagem tântrica é uma opção para mulheres que sofreram de trauma vaginal, seja por complicações no parto ou até agressão sexual. No caso do homem, também ajuda aqueles que sofrem de disfunção erétil, ejaculação precoce ou insatisfação com o tamanho do órgão genital.

Como funciona a sessão?

Preparação para a massagem tântrica

O momento anterior à sessão de massagem tântrica é muito importante para o decorrer dos acontecimentos que requerem relaxamento e conforto. Por isso, certifique- se de que você está confortável com o ambiente, de forma física, mental e espiritual.

Verifique, também, o seu emocional para que consiga ficar calmo e centrado durante a massagem tântrica. Se for possível, tire alguns minutos anteriores para limpar seus pensamentos e concentrar-se na sua respiração.

Aguce seus sentidos para que passem uma ideia de relaxamento ao espalhar aromas e cores específicas para isso no espaço, além de roupas limpas. Pode-se apagar as luzes, acender velas e escolher uma música adequada para o momento da massagem tântrica. O uso de óleos essenciais puros que agradem seu olfato é muito importante, precisando que seja 100% natural e extraído de plantas. 

Como funciona para casais?

Quando é feita em casal, a massagem tântrica faz com que ambos se conectem e descubram novos estímulos uns nos outros; um terapeuta tântrico pode exercer um papel de um orientador como em um curso de massagem tântrica.

Etapas da massagem tântrica

Passo a passo da massagem tântrica

Primeiramente, o receptor da massagem tântrica se deita de bruços enquanto o praticante o massageia na parte de trás do corpo de 20 minutos a 30 minutos com bastante óleo, ação que aumenta a confiança, a sensibilidade e a capacidade consciente de doação que o corpo do indivíduo pode oferecer. 

É de extrema importância entender que pessoas sentem prazer de formas diferentes, com toques e preferências distintas. Por isso, o praticante da massagem tântrica deve observar com atenção as reações do parceiro e tornar-se especialista nos sinais dele(a), aos diferentes tipos de toque e pressões que mais parecem agradar. Além disso, seus gostos também podem se transformar conforme sua energia sexual muda. 

Após esse tempo, passe para a parte da frente do corpo. Essa etapa da massagem tântrica pode durar pelo menos 20 minutos e o receptor precisa estar profundamente relaxado para que seja massageada cada parte da frente do seu corpo.

Nesse momento, não há estímulo direto no lingam (pênis) ou yoni (vulva e vagina), apenas são permitidas, na massagem tântrica, delicadas provocações ao passar calmamente por tais áreas enquanto cuida do resto do corpo.

Deve-se massagear pernas, braços, pés, as mãos, cada dedo e espaços entre eles, depois uma atenção especial pode ser dada aos seios e à barriga por seres áreas mais suaves e vulneráveis.

O foco nos órgãos sexuais do parceiro são os últimos estágios da massagem tântrica. 

Tipos de massagem tântrica

Yoni (vulva e vagina) significa o portal da vida, enquanto lingan (pênis), o pilar da vida.

Massagem lingam

No caso desse tipo de massagem tântrica, é preciso ficar atento à velocidade, visto que é comum que a situação esteja indo muito rápido, então, se necessário, diminua o ritmo. O receptor deve se sentir livre e nada pressionado, ou seja, sem receio de ejacular rápido, devagar, ou nem acontecer, apenas que se permita experimentar a energia sexual de formas novas.

Massagem yoni

Essa massagem é mais delicada. Pois é essencial entender o nível de conexão, vergonha, medo ou trauma vivenciados ali, o praticante da massagem tântrica deve entender a responsabilidade de ter um poder curativo nas mãos.

Deve-se mover as mãos no ritmo do receptor e ir só até onde ele (a) quer que vá, saber que está sendo feito apenas o que ele (a) permita e se sinta bem com é muito importante. Preste atenção nas mudanças dos níveis de excitação e nas palavras de incentivo e orientação proferidas pela pessoa massageada.

Acaricie, provoque e dê prazer à yoni utilizando-se de muito óleo e explorando cada parte com delicadeza e as áreas ao seu redor. Passe aproximadamente 15 minutos estimulando a vulva e já pode tentar introduzir um dedo na abertura da vagina, se perceber que a pessoa lhe deu permissão, fazendo leves pressões nas paredes da vagina. Os movimentos devem levar a sensação de prazer para cada centímetro do corpo dela.

Finalização da massagem tântrica

O melhor momento para terminar a massagem tântrica é, para muitos, um desafio. Lembre-se que o objetivo final da massagem tântrica não é orgasmo, então, finalizar apenas quando isso acontecer anula completamente o propósito da prática. Dessa forma, o recomendado é que a acabe só depois de uma hora e meia de técnicas no geral e quando se tiver se passado, pelo menos, meia hora de foco no lingam ou yoni.

A massagem não é recomendada para ser usada como precursora para sexo com penetração, pois isso transformaria toda a prática em preliminares e diminui o seu poder.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa interessada na massagem tântrica pode procurar participar de sessões, contanto que seja maior de idade. A prática independe de orientação sexual ou estado civil.

Qual profissional pode fazer?

Os terapeutas tântricos formados geralmente são os que fazem algum tipo de massagem. Porém, eles também são capazes de ensinar as técnicas e manobras da massagem tântrica para outras pessoas fazerem em si mesmas ou no (na) companheiro (a).

Onde encontrar mais conteúdos relacionados à massagem tântrica?

O Paraíso Tantra é uma empresa voltada para a abordagem de assuntos sobre práticas sexuais. Foi fundada por Tiago, cresceu cada vez mais e começou a juntar colaboradores. Inicialmente, focava apenas em massoterapia, até descobrir o destaque da filosofia tântrica por trás do tantra, para depois passar a trabalhar com mais vieses relacionados à sexualidade. 

Hoje o trabalho está mais profundo, o Paraíso Tantra prega mais do que massagens, são experiências e explorações corporais, além de uma novidade que é a educação sexual somática.Há unidades da empresa tanto em São Paulo, como em Campinas e Brasília; confira mais informações, não só de massagem tântrica, mas de muitos outros conteúdos relacionados no site da Tantra!

____________________________

Por Meliah Batista – Fala! UFPE

Tags mais acessadas