Máscaras de rosto caseiras são eficazes contra o coronavírus?
Menu & Busca
Máscaras de rosto caseiras são eficazes contra o coronavírus?

Máscaras de rosto caseiras são eficazes contra o coronavírus?

Home > Lifestyle > Saúde > Máscaras de rosto caseiras são eficazes contra o coronavírus?

Máscaras feitas de pano, facilmente confeccionadas, transformaram-se em uma alternativa durante a pandemia, uma vez que as descartáveis desapareceram das prateleiras ou são encontrados por preços mais altos que o comum.

As máscaras de pano não impedem a entrada de todas as gotículas do ar, mas não permitem que as grande e médias partículas entrem em seu organismo. O que é o suficiente para quem não trabalha na área da saúde.

máscaras caseiras
Máscaras feitas de pano. | Foto: Reprodução.

Em uma publicação em seu portal, no dia 2 de abril, o Ministério da Saúde aconselhou o uso de máscaras a toda a população como um mecanismo de proteção e contenção do novo coronavírus, antes a recomendação era que somente os doentes ou aquele com sintomas saíssem de máscaras. E ainda, indicou a confecção de modelos de pano que são de prática fabricação.

Para proteger você e sua família, o Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença.

Publicação do Ministério da Saúde

O Ministério trabalha em uma campanha digital para impulsionar a fabricação dessas máscaras. No entanto, para funcionar, as máscaras de pano precisam ter no mínimo duas camadas, que podem ser de tecidos de algodão, TNT ou tricoline. Além disso, são de uso individual e devem ser esterilizadas, para lavá-las basta deixar de molho por cerca de 30 minutos em sabão ou água sanitária.

Mesmo sendo fáceis e baratas de fazer, é necessário ficar atento às medidas e moldes da máscara caseiras, nariz e boca precisam ser cobertos pelo tecido e não deve haver espaços nas laterais. 

O tecido pode ser retirado de uma roupa velha e as tiras laterais podem ser feitas do mesmo material do restante da máscara ou se preferir com elásticos. Mas atenção, sair de máscara não anula outras medidas de proteção, como lavar bem as mãos e ficar a dois metros de distância das outras pessoas.

________________________________________
Por Camila Nascimento – Fala! Cásper

Tags mais acessadas