Margaret Thatcher: conheça 5 curiosidades sobre a "dama de ferro"
Menu & Busca
Margaret Thatcher: conheça 5 curiosidades sobre a “dama de ferro”

Margaret Thatcher: conheça 5 curiosidades sobre a “dama de ferro”

Home > Notícias > Política > Margaret Thatcher: conheça 5 curiosidades sobre a “dama de ferro”

Margaret Hilda Thatcher foi uma polêmica política britânica que se tornou primeira-ministra da Inglaterra. Hoje, iremos explicar um pouco mais sobre essa grande e marcante figura histórica mundial. 

Margaret Thatcher
Margaret Thatcher ficou reconhecida como “dama de ferro”. | Foto: Reprodução.

Curiosidades sobre Margaret Thatcher

Porque ela é chamada de dama de ferro? 

Margaret Thatcher implantou diversas reformas em seu governo, controlou os gastos públicos e anunciou um plano de redução para os impostos. Além de ser conhecida como extremamente rígida e irredutível com suas propostas, ganhando, assim, o apelido de “Dama de Ferro”. 

Margaret Thatcher formou-se em química

Apesar de ter se tornado política, a primeira formação de Margaret Thatcher foi em química, pela Universidade de Oxford. Lá teve as suas primeiras influências do Partido Conservador. Posteriormente, foi convidada para fazer parte do partido e começaria a estudar direito. 

Ela e seus pais ajudaram uma família judia durante a Segunda Guerra Mundial

Em 1938, quando Margaret tinha apenas 13 anos de idade, seus pais ajudaram a abrigar Edith Mühlbauer, filha de banqueiros judeus, em Viena, na Áustria. Mais tarde, Edith explicaria à Thatcher sobre o nazismo e a perseguição aos judeus, fato que influenciaria a sua visão de mundo e também a sua política quando adulta. 

Foi a 1ª mulher primeira-ministra 

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo político da Inglaterra. Isso consolida ainda mais o seu apelido de “Dama de Ferro”, já que, para chegar a esse posto, ela teve que ser bastante inflexível com seus posicionamentos. 

Além disso, esse fato estabelece ainda mais a sua posição como uma mulher histórica que influencia o Reino Unido até hoje com o seu legado

Precursora do neoliberalismo 

O governo de Thatcher caracterizou-se pela implantação de diversas características típicas do neoliberalismo, e foi um dos primeiros a apostar nessa vertente econômica. Em seu mandato, ela promoveu a privatização de diversas estatais, cortou diversos gastos públicos e apoiou a autorregulação da economia.  

Com isso, inspirou políticos de outros países a adotarem as mesmas medidas, já que, com elas, Margaret conseguiu recuperar a economia britânica, controlar a inflação e valorizar a moeda inglesa. 

___________________________________
Por Bárbara Moraes – Fala! UFPE

Tags mais acessadas