Margaret Hilda Thatcher foi uma polêmica política britânica que se tornou primeira-ministra da Inglaterra. Hoje, iremos explicar um pouco mais sobre essa grande e marcante figura histórica mundial.
Curiosidades sobre Margaret Thatcher
Porque ela é chamada de dama de ferro?
Margaret Thatcher implantou diversas reformas em seu governo, controlou os gastos públicos e anunciou um plano de redução para os impostos. Além de ser conhecida como extremamente rígida e irredutível com suas propostas, ganhando, assim, o apelido de “Dama de Ferro”.
Margaret Thatcher formou-se em química
Apesar de ter se tornado política, a primeira formação de Margaret Thatcher foi em química, pela Universidade de Oxford. Lá teve as suas primeiras influências do Partido Conservador. Posteriormente, foi convidada para fazer parte do partido e começaria a estudar direito.
Ela e seus pais ajudaram uma família judia durante a Segunda Guerra Mundial
Em 1938, quando Margaret tinha apenas 13 anos de idade, seus pais ajudaram a abrigar Edith Mühlbauer, filha de banqueiros judeus, em Viena, na Áustria. Mais tarde, Edith explicaria à Thatcher sobre o nazismo e a perseguição aos judeus, fato que influenciaria a sua visão de mundo e também a sua política quando adulta.
Foi a 1ª mulher primeira-ministra
Margaret Thatcher foi a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo político da Inglaterra. Isso consolida ainda mais o seu apelido de “Dama de Ferro”, já que, para chegar a esse posto, ela teve que ser bastante inflexível com seus posicionamentos.
Além disso, esse fato estabelece ainda mais a sua posição como uma mulher histórica que influencia o Reino Unido até hoje com o seu legado.
Precursora do neoliberalismo
O governo de Thatcher caracterizou-se pela implantação de diversas características típicas do neoliberalismo, e foi um dos primeiros a apostar nessa vertente econômica. Em seu mandato, ela promoveu a privatização de diversas estatais, cortou diversos gastos públicos e apoiou a autorregulação da economia.
Com isso, inspirou políticos de outros países a adotarem as mesmas medidas, já que, com elas, Margaret conseguiu recuperar a economia britânica, controlar a inflação e valorizar a moeda inglesa.
___________________________________
Por Bárbara Moraes – Fala! UFPE