A petição encabeçada por Tati Bruening vem agitando as redes sociais e já acumula mais de 1,6 milhão de curtidas e quase 200 mil assinaturas, entre essas, estão as adesões de Kylie Jenner e Kim Kardashian. Sob o lema “Make Instagram Instagram Again” influencers estão se juntando aos demais usuários para criticar o novo formato da plataforma, focado mais em vídeos, ao invés de fotos.
Veja!
— ketnipz (@Ketnipz) July 25, 2022
Tradução do tweet: “Olá, eu fiz isso”, “É um reels?”, “Não”.
Make Instagram Instagram Again: qual o motivo da petição?
Qualquer usuário do Instagram que tenha usado a rede nos últimos anos, por mais esporádico que seja, notou as mudanças de conteúdo.
Além de estar dando um foco muito maior para os influencers e ter entregado mais o conteúdo de pessoas famosas do que das que estão em nossos ciclos, a rede social tem apostado pesado no compartilhamento de vídeos, pensando em se tornar um competidor a altura do TikTok.
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e Whatsapp, viu o TikTok crescer e desbancar suas três principais redes sociais.
Com isso, a empresa passou a mudar um pouco o foco do Instagram, que desde sua criação tem como principal conteúdo as fotos. Agora, especialmente com o formato reels, a rede tem adotado uma nova postura que não vem agradando os usuários comuns e nem mesmo os influencers.
Descontente com o novo algoritmo do Instagram, a fotógrafa Tati Bruening (@illumitati) fez uma publicação em seu perfil pedindo a volta da rede como era no passado e criou uma petição no Change.org pedindo a volta das timelines em ordem cronológica e a priorização de fotos, como era antigamente.
Na postagem, Bruening escreveu: “Faça do Instagram Instagram novamente. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos. Atenciosamente, todo mundo.”
Celebridades nacionais e internacionais que aderiram ao movimento
O movimento já foi adotado por diversas celebridades e a petição já está chegando a quase 200 mil assinaturas.
A petição está prestes a se tornar uma das mais assinadas do Change.org. No Brasil, Gabriela Pugliesi, Cintia Dicker e Kéfera Buchmann foram algumas que curtiram o post da fotógrafa. Além disso, Pugliesi e Manu Rios compartilharam a reclamação em seus stories.
No cenário internacional, Kylie Jenner e Kim Kardashian foram as que se destacaram ao compartilhar a publicação de Tati Bruening.
Não é a primeira vez que Kylie se pronuncia sobre uma rede social. Em 2018, após criticar o Snapchat, as ações da Snap, dona da plataforma, caíram 7%.
Resposta do Instagram
O movimento impulsionado por Jenner e Kardashian fez Adam Mosseri, o CEO do Instagram, se manifestar em um vídeo publicado no Twitter.
Na legenda, ele escreveu: “Muitas coisas estão acontecendo agora. Eu queria abordar algumas coisas que estamos trabalhando para tornar o Instagram uma experiência melhor. Por favor, me deixe saber o que você pensa”.
👋🏼 There’s a lot happening on Instagram right now.
— Adam Mosseri (@mosseri) July 26, 2022
I wanted to address a few things we’re working on to make Instagram a better experience.
Please let me know what you think 👇🏼 pic.twitter.com/x1If5qrCyS
No vídeo, o CEO defende as mudanças, falando que com o tempo, inevitavelmente, os vídeos se tornarão cada vez mais presentes. Mas deixa claro que o Instagram não deixará de suportar as fotos, visto que faz parte da herança da rede.
Além disso, esclareceu que se as pessoas estão recebendo recomendações de fotos e vídeos que não têm a ver com elas, a rede social está fazendo um mau trabalho.
Os números de assinantes na petição “Make Instagram Instagram Again” continuam aumentando, apesar do pronunciamento de Mosseri.
__________________________________________
Por Bianca Sousa – Redação Fala!