Algoritmo do Instagram: saiba como funciona e use a seu favor
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Algoritmo do Instagram: entenda como ele funciona

Algoritmo do Instagram: entenda como ele funciona

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O Instagram é uma rede social extremamente relevante nos dias de hoje. Plataforma voltada ao compartilhamentos de fotos e vídeos, ela possui mais de 1,2 bilhões de usuários ativos mundialmente, sendo que 500 milhões deles acessam a plataforma diariamente. Além disso, a plataforma também se destaca pelo algoritmo do Instagram.

algoritmo do instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo. | Foto: Unsplash.

No Brasil, a rede social é muito popular. Segundo estudo das empresas We Are Social e HootSuite, 95 milhões de brasileiros são usuários do Instagram.

Por isso, empresas e marcas não podem deixar de aproveitar ao máximo as inúmeras possibilidades de crescimento que o Instagram proporciona. 

Desse modo, há grande importância em saber usar corretamente essa ferramenta, mas por onde começar?

Entender como funciona o algoritmo do instagram é essencial para alavancar sua empresa, gerando muito engajamento para sua marca.

Como o algoritmo do Instagram funciona?

Desde sua criação em meados de 2016, o algoritmo do instagram proporcionou muito engajamento para os perfis da rede, apresentando números crescentes dos níveis de engajamento, de usuários e de postagens desde então.

O objetivo principal do algoritmo do instagram é apresentar aos usuários, sobretudo, posts que condizem com seus gostos e desejos. Ou seja, o algoritmo do instagram visa mostrar primeiramente no feed os tipos de posts que são mais procurados pelo usuário.

como funciona o algoritmo do instagram
Como entender o algoritmo do Instagram: ele mede a relevância de certos conteúdos de acordo com o comportamento dos usuários na plataforma. | Foto: Freepik.

Por exemplo, caso um usuário da plataforma visualize e interaja com muitos vídeos e imagens relacionados a determinado filme ou série, serão mostrados a ele, primeiramente e em maior quantidade, posts sobre esse tipo de conteúdo.

Conteúdos novos

Um dos critérios do algoritmo do instagram é manter uma lógica temporal na apresentação dos posts aos usuários. 

Tal apresentação não é feita cronologicamente, mas os conteúdos adicionados recentemente na plataforma são priorizados na ordem de exposição.

Isso ocorre porque o Instagram entende que cada vez que um usuário acessa a plataforma ele busca conteúdos novos e mais recentes. 

Logo, é importante que os perfis que buscam maior engajamento sempre produzam conteúdos novos para que, assim, o algoritmo do instagram apresente-os para os usuários com mais frequência.

Engajamento

Já se sabe que o engajamento é bastante importante para o algoritmo do instagram. Mas, afinal, o que é “engajamento”?

O engajamento é a identificação de um número de pessoas que compartilham dos mesmo gostos, desejos e da mesma causa. 

Quanto maior for essa integração, mais o algoritmo do instagram compreenderá a relevância de seu conteúdo no nicho em que está inserido. Desse modo, seu conteúdo aparecerá para mais pessoas com o perfil compatível ao seu e mais vezes.

Portanto, uma forma de bombar seu perfil é aumentando o engajamento. Para tanto, a compra de seguidores reais é uma estratégia excelente. 

Com essa compra de seguidores, o seu conteúdo chega ao feed de usuários reais, que dão visualizações aos seus posts (o que chama a atenção do algoritmo do instagram) e eles ainda podem compartilhá-los, aumentando o número de pessoas que têm acesso ao seu perfil e, assim, levando ao crescimento orgânico de seus números.

Relações

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Algoritmo do Instagram: interações como likes, comentários, compartilhamentos e salvamentos de posts mostram relevância do conteúdo. | Foto: Freepik.

O algoritmo do instagram também considera os perfis com os quais os usuários mais interagem. Essa análise é feita com base nos comentários, nos compartilhamentos e nas buscas que os indivíduos fazem dentro da plataforma. 

Com isso, os perfis com os quais eles mais se relacionam são vistos como mais relevantes para o usuário e as suas postagens aparecem de maneira mais recorrente, no intuito de melhorar a experiência.

Algoritmo do Instagram para marcas

As redes sociais são extremamente importantes para o marketing de empresas e marcas nos dias atuais. Com a divulgação de conteúdo e maior diálogo com consumidores, saber utilizar o algoritmo do instagram para divulgar sua marca é essencial.

A qualidade do conteúdo é fundamental para que o algoritmo do instagram entenda-o como relevante. 

Além disso, manter os seguidores engajados, estimulando a fidelização dos consumidores à marca, proporciona maior visibilidade para ela, afinal, isso faz o perfil ser identificado pelo algoritmo do instagram como sendo mais importante, alcançando mais perfis e atraindo maior número de novos seguidores.

Utilizar-se do algoritmo do instagram da maneira correta também mantém o conteúdo relevante por mais tempo, sendo que boas postagens são apresentadas a mais usuários por um período maior.

Como usar o algoritmo a seu favor?  

redes sociais
Use o algoritmo do Instagram a seu favor, buscando engajar seu perfil e crescer sua marca. | Foto: Pixabay.

Mas, afinal, como utilizar o algoritmo do instagram para conseguir melhores resultados na prática?

Estude os horários

Os melhores horários para postagens são aqueles em que o seu público costuma acessar o aplicativo. 

Considerar o formato (reels, post no feed, stories, IGTV) que mais engaja em determinado horário dentre seus seguidores também é essencial para que o algoritmo do instagram compreenda sua postagem como importante e a repasse para mais pessoas.

Faça testes de horários, analise as estatísticas do seu perfil e entenda o comportamento de seu público para ter sucesso com o algoritmo do instagram.

Relação com seguidores

A fidelização de seguidores é muito importante para o algoritmo do instagram. Isso gera engajamento constante para seu perfil, além de proporcionar um crescimento saudável e orgânico.

Sempre desperte o interesse de seus seguidores, entendendo suas preferências e suas expectativas com o perfil. Ademais, forneça conteúdo de qualidade com uma frequência regular para não perder a fidelidade de seu público.

Conteúdo relevante

A quantidade de posts não é mais tão relevante para o novo algoritmo do instagram quanto a qualidade do conteúdo. Produzir posts relevantes, que atraiam o interesse de seu público, é fundamental. 

Uma excelente forma de garantir isso é considerar as estatísticas de seu perfil, analisando quais tipos de conteúdo geram mais engajamento e melhores resultados.

Use hashtags

O novo algoritmo do instagram leva muito em consideração palavras-chave e hashtags nas legendas dos posts. 

Sobretudo com as hashtags, o alcance do post aumenta, pois ele é incluído em meio a um conjunto de post sobre o mesmo tema. Dessa maneira, o conteúdo chega a quem realmente se interessa por ele, chamando-se a atenção dos usuários e conseguindo-se mais seguidores.

Em conjunto com as demais estratégias citadas nesta matéria, o bom uso das hashtags pode engajar ainda mais seu conteúdo.

Revenda Exclusiva

Como já foi mencionado, a compra de seguidores é uma ótima estratégia para que o algoritmo do instagram note sua marca e, assim, ela cresça rapidamente. 

A Revenda Exclusiva faz revenda de seguidores brasileiros e reais direto do fornecedor.

A empresa tem um sistema onde captam as pessoas para estar enviando para o Instagram, Facebook, YouTube. 

A Revenda Exclusiva também gerencia alguns aplicativos pelos quais são feitas permutas, em que pessoas querem receber uma renda extra e entram no aplicativo da Revenda Exclusiva para vender esses seguidores. Em troca, essas pessoas vão ganhando moedas.   

Ficou interessado no algoritmo do Instagram? Acesse o site da Revenda Exclusiva, que faz a revenda de seguidores, e saiba mais sobre os serviços da empresa!

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Por Giulia Howard – Fala! Cásper

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