Na terça-feira (19), Mac Miller completaria 29 anos de idade. Reunimos 5 músicas para relembrar a carreira do artista
O rapper e cantor americano Mac Miller continua fazendo parte da playlist de seus fãs. Recentemente, seu nome esteve presente nos assuntos mais comentados de redes sociais, como o Twitter, que reuniu diversas homenagens feitas pelo público.
Carreira póstuma de Mac Miller
No ano passado (2020), seu álbum póstumo, Circles, foi lançado e contou com 12 faixas. Com boa avaliação do público e da crítica, o trabalho é conhecido por singles como Good News. Na letra, é possível ver Mac Miller em uma espécie de confessionário emocional:
Boas notícias, é só o que eles querem ouvir. Não, eles não gostam quando eu estou mal, mas quando estou “alto”, se sentem tão desconfortáveis. Então, qual é a diferença?
Apesar de a letra, o clipe da canção é descontraído e conta com o rapper em diversas animações, além de cenas dos bastidores da gravação em estúdio. Assista:
Mac Miller – álbum Swimming
Navegando um pouco mais longe, não podemos esquecer de seu quinto álbum de estúdio, o Swimming (2018). Entre composições que misturam elementos de jazz, soul e R&B contemporâneos, o trabalho possui uma das faixas mais conhecidas e escutadas do rapper: Self Care.
Em um cenário um tanto claustrofóbico, o clipe foi o último suspiro de sua carreira antes de seu falecimento e apresenta Mac Miller preso em um caixão. Em um dado momento, o rapper escreve: “Memento Mori”, expressão em latim que pode ser traduzida como: “lembre-se de que você é mortal”/”lembre-se da morte”.
Também presente no álbum Swimming (2018), 2009 é uma das canções pouco citadas de Mac Miller, mas que conta com uma produção e orquestra marcantes que devem ser mencionadas. Na faixa, é possível sentir a vulnerabilidade emocional do rapper:
Outros sucessos do cantor
Voltando aos clássicos do artista, a faixa Weekend é uma das responsáveis por seu grande sucesso nas paradas musicais. Com parceria de Miguel, a canção é animada e conta com elementos predominantes de rap e hip-hop. Para os que curtem o rapper em sua carreira inicial, é uma boa pedida:
A faixa está presente no álbum GO:OD AM, lançado em 2015.
Lançada em 2011 através de uma mixtape de nome homônimo que conta com quinze outras faixas, Best Day Ever é uma das responsáveis por manter o nome de Mac Miller na cena do hip-hop. Veja o videoclipe:
Além dessa canção, outras faixas do álbum ganharam destaque durante sua carreira, como Donald Trump e I’ll Be There.
Tiny Desk Concert
Um extra que não pode deixar de ser mencionado é a apresentação de Mac Miller no Tiny Desk Concert, que contou com as faixas Small Worlds, What’s the Use? (com a participação de Thundercat) e 2009.
No vídeo, o rapper está reunido de outros musicistas, como Thundercat no baixo, Justus West na guitarra e Klynik no teclado. Você pode assistir à apresentação completa abaixo:
Há uma harmonia presente entre os músicos que torna a apresentação agradável, descontraída e espontânea. A voz de Mac Miller flui naturalmente entre as notas e melodias, que soam como um abraço apertado para os fãs do rapper. Com certeza, é um dos grandes legados quando pensamos em sua carreira.
E aí, será que faltou alguma música? Mande a matéria para seus amigos que também curtem Mac Miller e continue nos acompanhando aqui no Fala! Universidades.
______________________________
Por Tainara Fantin – Fala! Unioeste