Uma queixa bastante comum das pessoas durante o outono e o inverno é o ressecamento dos lábios. Por conta da diminuição das chuvas e temperaturas mais baixas, é normal que o corpo reaja a essas condições, o que pode gerar alguns incômodos.
Existem situações em que apenas a manteiga de cacau, que muitos já utilizam, não resolve. Então, é importante entender o porquê dos lábios ficarem desse jeito e outras formas de solucionar essa questão. Entenda melhor!
Além da temperatura
Apesar de o ressecamento dos lábios ser associado às temperaturas baixas, existem outras razões que podem fazer a boca ficar desse jeito, até mesmo em dias mais quentes. Um dos motivos é o hábito de passar a língua pelos lábios. Ao contrário do que pode parecer, a saliva não ajuda a hidratar, mas promove um efeito oposto, piorando o quadro.
Além do mais, por conta do estresse e da ansiedade do dia a dia, muitas pessoas têm o hábito de morder os lábios. Há até quem tire a “casquinha” que se forma, agravando ainda mais a situação. Em todos esses casos, é importante se atentar para não ferir mais os lábios, pois dessa forma o problema dificilmente terá uma solução.
Como deixar os lábios hidratados
O primeiro passo para manter a hidratação de qualquer parte do corpo, seja pele ou cabelos, é ingerir bastante água. Os especialistas recomendam que cada pessoa beba, pelo menos, 35 ml vezes o seu peso de água. Ou seja, quem tem 60 quilos precisa de 2 litros e 100 ml por dia. Pode até parecer muito, mas depois que o hábito é adquirido, ele se torna natural na rotina.
Outra ação que pode ser adotada é a esfoliação labial. Essa prática ajuda a remover as células mortas e revigorar a região. Porém, por ser uma medida que agride um pouco, nos meses mais frios, é indicado que ela seja feita no máximo a cada quinze dias.
Usar um protetor labial também é uma forma de evitar que os lábios ressequem. O diferencial deles em relação à manteiga de cacau é que eles são mais duráveis, ao contrário das manteigas que podem até se desfazer em temperaturas mais elevadas. Além do mais, muitos protetores possuem FPS (Fator de Proteção Solar) e, por isso, são ideais para todos os dias, inclusive os que têm mais exposição ao sol.
Batons não são vilões
Como os lábios ressecados prejudicam um pouco a aparência, muitas pessoas deixam de usar batom, por achar que esse produto trará mais ressecamento. No entanto, essa ideia não se aplica, ainda mais atualmente.
Existem vários batons que não apenas colorem a boca, como garantem mais hidratação para a região. Existem até mesmo produtos com efeito matte, que é aquele estilo seco, desenvolvidos para não craquelar e ajudar na saúde dos lábios.
Nesse sentido, a Avon foi pioneira na criação de batons com acabamento matte que combinam cores vibrantes e nutrição que dura por horas. De acordo com esta Revista Avon, o Batom Hydramac melhora a aparência dos lábios se é usado todos os dias. Isso se deve à composição que inclui ácido hialurônico, responsável por tratar a região e diminuir as linhas finas. Cerca de 90% das usuárias do novo produto sentiram os lábios mais hidratados até o final do dia, segundo levantamento da marca.
Apesar dos avanços trazidos pela Avon, ela não está sozinha no desenvolvimento de produtos que tratam de verdade a aparência. Grandes marcas como O Boticário, Natura, Eudora e muitas outras caminham nesse sentido e têm oferecido opções inovadoras aos consumidores.
Como se percebe, os lábios ressecados são um problema comum, mas que pode ter uma solução fácil. Não mexer na região, usar os produtos certos e beber bastante água estão entre as medidas.