Kiriil Kaprizov: o jovem que está transformando o Minnesota Wild
Menu & Busca
Kiriil Kaprizov: o jovem que está transformando o Minnesota Wild

Kiriil Kaprizov: o jovem que está transformando o Minnesota Wild

Home > Notícias > Esporte > Kiriil Kaprizov: o jovem que está transformando o Minnesota Wild

Nascido em Novokuznetsk, na Rússia, em 26 de abril de 1997, o Left Winger do Minnesota Wild, Kiriil Kaprizov, está despontando como principal candidato ao Calder Memorial Trophy, dado ao melhor calouro do ano na NHL. Com apenas 23 anos, o jovem russo está transformando o hockey da equipe de Minnesota, e já se tornou peça fundamental no elenco do Wild.

Kiriil Kaprizov
Kiriil Kaprizov, atleta do Minnesota Wild. | Foto: Hockey Wilderness.

Ao contrário de grandes nomes da National Hockey League atualmente, como Sidney Crosby, Alexander Ovechkin, Nathan MacKinnon, David Pastrnak, entre tantos outros talentos, Kaprizov não foi um dos primeiros a serem escolhidos em sua classe de Draft. Muito pelo contrário, a nova estrela da NHL foi selecionada apenas na quinta rodada do Draft de 2015.

Naquele ano, Connor McDavid foi a primeira escolha geral e, evidentemente, mostrou-se a escolha mais acertada por parte do Edmonton Oilers, que hoje tem em McDavid, possivelmente o melhor jogador de hockey do mundo na atualidade.

Outros conhecidos nomes foram escolhidos na primeira rodada, como Jack Eichel, do Buffalo Sabres; Mitch Marner, do Toronto Maple Leafs; Mathew Barzal, do New York Islanders; Travis Konecny, do Philadelphia Flyers. Porém, foi na 135ª escolha geral daquele ano, que o Minnesota Wild escolheu uma verdadeira joia bruta, chamada Kiriil Kaprizov.

Kiriil Kaprizov

Começou sua carreira em 2014, jogando pelo Metallurg Novokuznetsk, time da Kontinental Hockey League (principal liga do esporte na Europa) e também a equipe de sua cidade natal. Entrou para a liga após ser a primeira escolha geral na KHL Junior Draft, no mesmo ano de 2014. No ano seguinte, com apenas 17 anos, o russo foi Draftado por Minnesota, e renovou por mais três anos com o Metallurg, para seguir maturando até estar pronto para a NHL.

Kaprizov
Kaprizov pelo Metallurg Novokuznetsk. | Foto: Wikipedia.

Menos de um ano depois de acertar sua extensão, foi trocado para o Salavat Yulaev Ufa. Em 2017, foi novamente transferido, dessa vez, para o CSKA Moscow, tradicional equipe russa, tanto no futebol, quanto no hockey. Em 2018, Kaprizov e sua equipe chegaram às finais da Gagarin Cup, mas acabaram sendo derrotados. Em 2019, justamente na última temporada de Kiriil no CSKA Moscow, o jovem Winger se destacou, e muito, com 33 gols, 29 assistências e 62 pontos em 57 jogos, liderando pelo segundo ano consecutivo a liga em gols, e ficando em 3º no ranking geral de pontos.

Em 15 de outubro de 2019, quebrou o recorde de jogador mais jovem a chegar à marca de 100 gols na KHL, com apenas 22 anos e 172 dias de idade. Em uma temporada incrível de grandes estatísticas e recordes quebrados, Kaprizov também brilhou na pós-temporada, ao anotar 4 pontos na série contra o Torpedo Nizhny Novgorod, antes da liga ser paralisada devido à pandemia do Covid-19. O campeonato não foi retomado, e o CSKA foi nomeado o campeão por conta de sua campanha ao longo da temporada.

hockey
Kaprizov pelo CSKA. | Foto: Gone Puck Wild.

Em julho de 2020, assinou um contrato de dois anos de entrada na NHL com o Minnesota Wild, e após se destacar no Training Camp deste ano, passou a fazer parte do elenco da equipe de Saint Paul, que jogaria a temporada de 2021 da National Hockey League. Logo no seu primeiro jogo na principal liga de hockey do mundo, o russo de apenas 22 anos, atraiu os olhares de todos os apaixonados pelo esporte.

Kaprizov debutou contra o Los Angeles Kings, fora de casa, e anotou simplesmente três pontos em sua estreia. Foram duas assistências diretas no tempo regulamentar, e o gol decisivo na prorrogação para dar a vitória ao Wild e logo de cara, estabelecer seu nome na NHL como uma das maiores jovens promessas da liga, ao se tornar o primeiro jogador a estrear com 3 pontos e um gol na prorrogação, e o terceiro na história a marcar um Overtime Goal em sua primeira partida na liga.

Kiriil Kaprizov
O Overtime Goal de Kiriil Kaprizov contra o Kings. | Foto: Pioneer Press.

Com muitos jogos adiados por conta da Covid-19, Minnesota atualmente está em último em sua divisão, mas possui um recorde de seis vitórias e seis derrotas, e alguns jogos a menos que seus rivais. Kiriil Kaprizov, após 12 partidas, é o segundo de sua equipe em gols com três marcados, o segundo em assistências com seis e o segundo em pontos com nove. 

Após ir ao playoff estendido na “bolha” da NHL no ano passado e perder para Vancouver em quatro jogos, o Minnesota Wild segue em um processo de reformulação e reconstrução de seu elenco. O time já conta com jovens e bons jogadores, como o sueco Joel Eriksson Ek, o americano Jordan Greenway e o suíço Kevin Fiala, ao lado de experientes atletas como o defensor Matt Dumba e o Winger de 36 anos, Zach Parise.

Com a chegada do fenômeno Kiriil Kaprizov, os ventos podem finalmente soprar à favor da equipe de Minnesota, que ainda busca sua primeira Stanley Cup. Uma despretensiosa escolha de 5ª rodada, que anos depois se tornou um dos grandes nomes que surgem no mundo da melhor liga hockey do planeta, e que mesmo depois de muito pouco tempo, parece estar revolucionando o hockey do Minnesota Wild com seu talento ímpar.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

__________________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC

Tags mais acessadas