Jornalismo: veja e entenda qual é o papel desta profissão

Desde os primórdios da existência do repasse de informação de modo concreto, sendo não apenas uma esfera pública como espaço de discussão para formação de consenso, a imprensa era controlada de acordo com os mais poderosos em questão.

Hodiernamente, a população tende a depositar na mídia uma confiança de democracia. Entretanto, há uma dicotomia presente na realidade do jornalismo, sendo essa o comprometimento com a sociedade versus o comprimento com o negócio.

Obtendo como papel principal de comunicar, informar e ser um recorte da realidade, as mídias constituem instâncias que detêm poder social. O público enxerga o jornalismo como uma ponte entre seus desejos e o governo, uma vez que saber confere autoridade, permitindo que a sociedade esteja ciente dos fatos ocorridos, rompendo com a centralização do conhecimento, e fortalecendo a ideia de democracia.

jornalismo
Jornalismo. | Foto: Reprodução.

Ainda assim, segundo a teoria instrumentalista, a qual argumenta que notícias são instrumentos para determinados interesses políticos, quase sempre existe um alinhamento ideológico, afinal, nenhuma informação é 100% imparcial.

Todavia, o jornalismo segue com seus papéis básicos de transmitir informação, garantir a maior transparência possível no repasse de acontecimentos retirados das fontes e mediar o debate público.

__________________________________________
Por Bianca Viana – Fala! Faculdade Mauricio de Nassau – PE

Artigos relacionados

Certificação MEC: credibilidade e reconhecimento oficial para sua educação

No cenário educacional brasileiro, a busca por qualificações que...

Marketing para indústrias: 7 estratégias eficazes

No dinâmico cenário empresarial de hoje, a relevância do...

Conteúdo inteligente: como escrever usando inteligência artificial?

No cenário digital atual, onde a informação transborda e...

Água ionizada: como ela melhora a absorção de nutrientes

No agitado dia a dia universitário, manter a saúde...