sexta-feira, 19 abril, 24
HomeEsporteJamal Musiala: a nova promessa do Bayern de Munique

Jamal Musiala: a nova promessa do Bayern de Munique

Nascido em Stuttgart, na Alemanha, Jamal Musiala é a mais nova joia do futebol mundial, aos 18 anos, vem encantando os olhos de amantes do futebol nos quatro cantos do planeta. Filho de pai britânico-nigeriano e mãe alemã, Musiala estreou nas categorias de base do TSV Lehnerz aos 5 anos de idade, desde cedo despertou interesses em grandes equipes, e com 8 anos de idade foi para o futebol inglês, onde passou um tempo no Southampton e logo, em seguida, foi contratado por um gigante londrino, o poderoso Chelsea, onde fez boas atuações. Com apenas 13 anos, foi convocado para a seleção inglesa sub-15.

Jamal Musiala no Bayern de Munique

Ao chegar ao time sub-18 do Chelsea com apenas 15 anos, a jovem promessa dos Blues recebeu uma proposta e trocou a Inglaterra pela Alemanha, tornando-se jogador do Bayern de Munique, colocado incialmente no time sub-17 pela sua idade, marcou 6 gols em 12 jogos, logo conseguiu o acesso para o time sub-19. Após algumas boas partidas, chegou ao Bayern de Munique II, onde começou algumas partidas no banco, mas aproveitou assim que teve uma oportunidade marcando 2 gols na vitória do time bávaro no jogo contra o Zwickau, fazendo com que recebesse elogios do técnico:

“O garoto é frio”, disse o técnico do Bayern II, Sebastian Hoeness, sobre o jovem jogador depois de se tornar o segundo jogador mais jovem a marcar um gol pela equipe, atrás de David Alaba. “Se você falar com ele antes do jogo, ele parece concentrado, calmo e reservado”.

Sua atuação de gala naquela noite abriu os olhos de Hansi Flick, técnico do time principal do Bayern e fez com que, aos 17 anos, ele fosse relacionado para a partida contra Borussia Monchengladbach para complementar o banco, e uma semana depois fazer sua estreia pelo time principal.

Tempos depois Musiala realizou alguns marcos históricos ao marcar um gol na vitória do Bayern por 4 a 0 sobre a Lazio, começando por ser o segundo jogador mais jovem da história da UCL (UEFA Champions League) a balançar as redes em mata-mata com 17 anos e 363 dias, atrás apenas de Bojan, que fez um gol com 17 anos e 217 dias; e também se tornou o jogador mais jovem da história do Bayern a marcar na competição continental.

futebol
Musiala comemorando gol contra Lazio. | Foto: Reprodução/ Twitter FC Bayern.

​​Escolha de seleção no futebol

Com grandes conquistas, grandes decisões hão de ser tomadas. Ao atuar pela seleção de base da Inglaterra e da Alemanha por ter dupla nacionalidade, Musiala teria de decidir qual nação iria defender o resto de sua carreira. Um antigo técnico contou a paixão que o jogador teria por defender a seleção inglesa:

“Quando ele jogou pela Alemanha, ele sentiu um outsider simplesmente porque ele não estava naquele círculo e não conhecia nenhum dos garotos”, afirmou Andrew Martin, diretor de futebol de uma escola no sul de Londres onde Musiala treinou entre 2013 e 2016.

A partir dessa declaração a Confederação Alemã de Futebol começou a se mexer para tentar fazer com que a jovem promessa optasse pela nacionalidade alemã e o diretor de futebol da seleção, Olivier Bierhoff, teve uma conversa com Musiala muito boa e aberta sobre o futuro dele. “Nós mostramos claramente o que pensamos dele e que estamos convencidos de que ele será um jogador da seleção alemã, mas é uma decisão muito pessoal”, afirmou o ex-jogador.

Por fim, no dia 23 de fevereiro o garoto tomou sua decisão de atuar pela Alemanha em vez da Inglaterra.

Tenho pensado muito nisso. O que é melhor para o meu futuro? Onde tenho mais chances de jogar? Acabei indo pelo “feeling” que me dizia que o mais correto era escolher o país onde nasci. Não foi uma decisão fácil. Inglaterra é a minha casa, tenho um coração para cada país e os dois vão continuar batendo.

Disse à TV alemã ARD.

Portanto, é questão de tempo para que joia bávara ganhe seu espaço atuando como meio campista de box-to-box (de área para área) no Bayern e conquiste cada vez mais títulos individuais e coletivos, tornando-se quem sabe um dos maiores da história do futebol, batendo recordes atrás de recordes, talento todos sabem que Jamal Musiala tem de sobra.

Jamal Musiala
Jamal Musiala, jogador do Bayern de Munique. | Foto: DFL/Getty Images/Simon Hofmann.

Por Luis Guilherme Ribeiro Bosco Lima – Fala! Cásper