Nascido em Stuttgart, na Alemanha, Jamal Musiala é a mais nova joia do futebol mundial, aos 18 anos, vem encantando os olhos de amantes do futebol nos quatro cantos do planeta. Filho de pai britânico-nigeriano e mãe alemã, Musiala estreou nas categorias de base do TSV Lehnerz aos 5 anos de idade, desde cedo despertou interesses em grandes equipes, e com 8 anos de idade foi para o futebol inglês, onde passou um tempo no Southampton e logo, em seguida, foi contratado por um gigante londrino, o poderoso Chelsea, onde fez boas atuações. Com apenas 13 anos, foi convocado para a seleção inglesa sub-15.
Jamal Musiala no Bayern de Munique
Ao chegar ao time sub-18 do Chelsea com apenas 15 anos, a jovem promessa dos Blues recebeu uma proposta e trocou a Inglaterra pela Alemanha, tornando-se jogador do Bayern de Munique, colocado incialmente no time sub-17 pela sua idade, marcou 6 gols em 12 jogos, logo conseguiu o acesso para o time sub-19. Após algumas boas partidas, chegou ao Bayern de Munique II, onde começou algumas partidas no banco, mas aproveitou assim que teve uma oportunidade marcando 2 gols na vitória do time bávaro no jogo contra o Zwickau, fazendo com que recebesse elogios do técnico:
“O garoto é frio”, disse o técnico do Bayern II, Sebastian Hoeness, sobre o jovem jogador depois de se tornar o segundo jogador mais jovem a marcar um gol pela equipe, atrás de David Alaba. “Se você falar com ele antes do jogo, ele parece concentrado, calmo e reservado”.
Sua atuação de gala naquela noite abriu os olhos de Hansi Flick, técnico do time principal do Bayern e fez com que, aos 17 anos, ele fosse relacionado para a partida contra Borussia Monchengladbach para complementar o banco, e uma semana depois fazer sua estreia pelo time principal.
Tempos depois Musiala realizou alguns marcos históricos ao marcar um gol na vitória do Bayern por 4 a 0 sobre a Lazio, começando por ser o segundo jogador mais jovem da história da UCL (UEFA Champions League) a balançar as redes em mata-mata com 17 anos e 363 dias, atrás apenas de Bojan, que fez um gol com 17 anos e 217 dias; e também se tornou o jogador mais jovem da história do Bayern a marcar na competição continental.
Escolha de seleção no futebol
Com grandes conquistas, grandes decisões hão de ser tomadas. Ao atuar pela seleção de base da Inglaterra e da Alemanha por ter dupla nacionalidade, Musiala teria de decidir qual nação iria defender o resto de sua carreira. Um antigo técnico contou a paixão que o jogador teria por defender a seleção inglesa:
“Quando ele jogou pela Alemanha, ele sentiu um outsider simplesmente porque ele não estava naquele círculo e não conhecia nenhum dos garotos”, afirmou Andrew Martin, diretor de futebol de uma escola no sul de Londres onde Musiala treinou entre 2013 e 2016.
A partir dessa declaração a Confederação Alemã de Futebol começou a se mexer para tentar fazer com que a jovem promessa optasse pela nacionalidade alemã e o diretor de futebol da seleção, Olivier Bierhoff, teve uma conversa com Musiala muito boa e aberta sobre o futuro dele. “Nós mostramos claramente o que pensamos dele e que estamos convencidos de que ele será um jogador da seleção alemã, mas é uma decisão muito pessoal”, afirmou o ex-jogador.
Por fim, no dia 23 de fevereiro o garoto tomou sua decisão de atuar pela Alemanha em vez da Inglaterra.
Tenho pensado muito nisso. O que é melhor para o meu futuro? Onde tenho mais chances de jogar? Acabei indo pelo “feeling” que me dizia que o mais correto era escolher o país onde nasci. Não foi uma decisão fácil. Inglaterra é a minha casa, tenho um coração para cada país e os dois vão continuar batendo.
Disse à TV alemã ARD.
Portanto, é questão de tempo para que joia bávara ganhe seu espaço atuando como meio campista de box-to-box (de área para área) no Bayern e conquiste cada vez mais títulos individuais e coletivos, tornando-se quem sabe um dos maiores da história do futebol, batendo recordes atrás de recordes, talento todos sabem que Jamal Musiala tem de sobra.
_________________________________
Por Luis Guilherme Ribeiro Bosco Lima – Fala! Cásper