Internet no campo: aprenda a fazer uma antena com o Fuga pras Colinas
Menu & Busca
Antena de lata para ajudar com sinal fraco

Antena de lata para ajudar com sinal fraco

Home > Notícias > Urbano > Antena de lata para ajudar com sinal fraco

Atualmente, ter internet no campo é algo indispensável, pois os meios on-line facilitam muito a nossa comunicação e modo de vida. O acesso, contudo, pode ser complicado em algumas áreas.

Por isso, o canal Fuga pras Colinas te ensina a fazer uma antena de lata e como ter internet no campo via celular. Além disso, aqui, você também confere outras dicas sobre este tema.

Dito isso, confira o passo a passo para montar e instalar sua antena, além de como ativar sua internet no meio rural.

internet no campo
Como ter agronet internet no campo rural. | Foto: Freepik.

Antena para ajudar com sinal fraco

Se você mora no campo e não sabe como conseguir sinal de internet fácil e barato, a dica é muito simples. Uma antena de chapa velha, daquelas para televisão a cabo, uma lata grande de leite em pó (de bebê), ou de qualquer outra de alumínio ou aço do tamanho certo, e um cabo de coaxial para televisão, aqueles brancos que ligam sua tv a antena podem te ajudar.

Essa antena irá capturar o sinal de internet via celular das principais operadoras, mesmo que esse sinal seja muito fraco ou quase inexistente. A antena ajuda a captar o sinal em distâncias bem maiores que as habituais. 

É necessário lembrar, no entanto, que a antena precisa ser ligada em outro equipamento homologado pela Anatel, como um modem, roteador com chip ou repetidor de sinal. Cada equipamento tem seu uso e função.

Passo a passo de como ter internet no campo

O primeiro passo para ter internet no campo rural é se certificar de que possui todos os materiais necessários para construir sua própria antena.

Antena de lata

Será preciso uma antena de chapa daquelas via satélite (a operadora não faz diferença), uma lata de aço ou alumínio grande (é indicado latas de fórmula para bebês), fita adesiva e um cabo coaxial para televisão. 

Onde comprar

Caso não tenha uma antena via satélite, você pode comprar em lojas especialistas ou em ferro-velhos de sua cidade. O valor pode variar; antenas usadas podem custar entre 30 e 50 reais.

Roteador ou repetidor

Além disso, é necessário um roteador ou repetidor com entrada de antena externa, para conectar sua antena à internet que chega em sua propriedade. Existem vários modelos, então é muito importante você verificar se as frequências que os equipamentos pegam são as mesmas na sua região.

Montagem da antena para internet no meio rural

O próximo passo é montar sua antena. Essa parte pode parecer complicada, no entanto, é muito fácil. Você deve desinstalar o receptor original da antena de chapa (que chama LBNF), ou seja, aquela peça que está conectada na ponta do aparelho. Usar o receptor original não dará o resultado esperado, pois ele transmite o sinal em uma frequência distinta à da internet via celular.

Furação da lata

Em seguida, você deve furar a lata de aço ou alumínio, pois ela será o seu novo receptor. Na lata, faça um furo para passar o cabo coaxial. A distância desse furo deve ser de ¼ em centímetros da frequência que chega à sua propriedade. Confira, a seguir, os centímetros referentes a cada internet.

Frequência 2G de celular

  • 900 Mhz
  • Distância do furo: 5 a 6 cm do fundo da lata
  • Tamanho do fio de cobre: 8,3 cm

Frequências 3G de celular

  • 850 Mhz
  • Distância do furo: 5 a 6 cm do fundo da lata
  • Tamanho do fio de cobre: 8,8 cm
  • 2100 Mhz
  • Distância do furo: 5 cm do fundo da lata
  • Tamanho do fio de cobre: 3,5 cm

Frequência 4G de celular

  • 700 Mhz
  • Distância do furo: 5 a 6 cm do fundo da lata
  • Tamanho do cabo de cobre: 10,7 cm
  • 1800 Mhz
  • Distância do furo: 5,5 cm do fundo da lata
  • Tamanho do fio de cobre: 4,2 cm
  • 2600 Mhz
  • Distância do furo: 5 cm do fundo da lata
  • Tamanho do fio de cobre: 2,9 cm

Frequência Wi-fi/Rádio

  • 2400 Mhz
  • Distância do furo: 5 cm do fundo da lata
  • Tamanho do fio de cobre: 3,1 cm

Corte do cabo coaxial

Em seguida, corte a ponta do cabo coaxial para que o fio de cobre fique exposto no tamanho exato da lista. Assim que cortar, enrole os fios de alumínio da malha do cabo na base do furo da lata e coloque o fio de cobre exposto para o lado de dentro.

Assim que estiver conectado, prenda a lata na ponta da antena, ou seja, onde ficaria o receptor original. Em seguida, ligue o cabo coaxial a seu roteador e tente apontar a antena para diferentes lados, procurando pelo melhor sinal 3G ou 4G.

Essa antena de internet no campo funciona?

A antena de lata é uma solução forte e barata para captar ou ampliar o sinal de internet na sua propriedade. Porém, é necessário informar que essa ferramenta não serve para capturar internet de graça, mas sim aumentar a qualidade ou a velocidade da internet via celular que você recebe.

Planos de internet no campo

Outro ponto a ser considerado é o plano que você vai usar na sua antena de lata. Busque contratar uma internet 4G, que possui uma boa cobertura e verifique quais operadoras tem uma melhor distribuição de internet em sua região. Existem planos mais brutos, com franquias mensais bem maiores do que os planos comuns para celular.

Fuga para as Colinas

Para conferir mais detalhes sobre como ter internet com uma antena de lata ou tirar dúvidas a respeito do processo de montagem, confira o vídeo Como fazer uma antena para sinal de internet no campo!, disponível no canal do YouTube Fuga pras Colinas.

_____________________
Por Luiza Nascimento – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas