Jornalismo independente: o que é e qual a sua importância
Menu & Busca
Jornalismo independente: o que é e qual a sua importância

Jornalismo independente: o que é e qual a sua importância

Home > Notícias > Urbano > Jornalismo independente: o que é e qual a sua importância

O jornalismo independente é uma crescente no Brasil. Centenas de grupos e coletivos têm se articulado ao redor do país para produzir diferentes formas de comunicação e levar informação a suas respectivas comunidades, atraindo cada vez mais leitores.

jornalismo independente
Saiba por que este tipo de jornalismo é importante para a democracia. | Foto: Reprodução.

Importância do jornalismo independente

Este jornalismo destoa do que já conhecemos. Seu nome é autoexplicativo: independente. Sendo assim, não é financiado pelas grandes corporações e, muitas vezes, sobrevive de financiamento público de seus próprios consumidores. 

Portanto, a vertente independente vai além da hegemonia da grande mídia e, em sua maioria, é feito na internet, a partir de sites, portais e redes sociais.

Já com relação aos gêneros, são variados e passam por todas as editorias do jornalismo hegemônico. Dessa maneira, todo tipo de conteúdo é produzido em pequenas redações.

Assim sendo, o jornalismo independente é uma das formas de democratizar o acesso à informação. Os veículos produzem seus conteúdos com esse enfoque, além de optarem por uma diversidade dentro da redação, fortalecendo uma variedade de narrativas e a democracia.

________________________
Por Daniela Oliveira – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas