quinta-feira, 28 março, 24
HomeViagensIntercâmbio: dicas para escolher o melhor destino

Intercâmbio: dicas para escolher o melhor destino

Fazer intercâmbio é uma ótima oportunidade para crescer como pessoa. Ao fazer um intercâmbio, você tem contato com diversas pessoas de diversas culturas, aprende a se virar em um país completamente diferente do seu, a fazer comida, cuida das suas finanças, descobre novos lugares e faz amigos dos mais variados lugares do mundo.

Para toda a experiência ser tão boa quanto o planejado é importante escolher um lugar que você se sinta bem e consiga chamar de lar, nem que seja por alguns meses. Para ajudá-lo a escolher o destino do seu intercâmbio, aqui vão algumas dicas.

Intercâmbio: dicas para escolher o melhor destino. | Foto: Reprodução.

1 – Finalidade

Primeiro é importante saber o que você quer com seu intercâmbio. Viajar e relaxar, estudar um idioma, trabalhar, fazer algum curso de extensão ou ser voluntário em alguma causa. Se você quiser, por exemplo, fazer um curso de extensão de cinema ir para Los Angeles seria mais interessante do que para Nova Zelândia. Entender o motivo do intercâmbio é o primeiro passo.

2 – Tempo

Depois que você decidiu qual a finalidade está na hora de pensar quanto tempo você quer ficar. Pode ser 1 mês, 4 meses, um ano… tudo depende da sua disponibilidade de tempo e de outro tópico que é…

3 – Câmbio

Quando você está planejando um intercâmbio o dinheiro calculado não é apenas o que você vai gastar na viagem, porque antes tem visto, passaporte, passagem e todas essas coisas burocráticas para você chegar ao seu destino. O interessante é escolher países em que o cambio não seja tão alto em relação ao real, ou ficar de olho na alta e baixa da moeda escolhida. Por exemplo, se você quer ir para um país que fala espanhol você consegue ficar mais tempo no México do que na Espanha com a mesma quantia por causa da variação de cambio. Se você for ficar muito tempo arrumar um emprego no lugar é uma alternativa.

4 – Idioma

Outro ponto importante é escolher qual idioma você quer aprender. Quando você vai sabendo alguma coisa do idioma fica mais fácil, talvez você se sinta mais seguro. Mas se você não sabe nada não fique com medo, afinal você está indo para aprender. O bom seria estudar algumas noções básicas do idioma antes da viagem, porque lá você vai ser obrigado a falar o tempo todo o outro idioma. A dica é tentar, e não ficar com medo de cometer algum erro.

E AGORA: FAZER UM INTERCÂMBIO OU COMPRAR UM CARRO?

5 – Clima

Nós vivemos em um país tropical que é muito quente e tem sol praticamente o ano todo. Não estamos acostumados com baixas temperaturas, então se você gosta desse clima escolher algum país com clima semelhante é importante. Mas se você quer experimentar algo realmente diferente escolher os países com temperaturas mais baixas pode ser uma opção. O clima afeta nosso humor e nossa adaptação, por isso é importante checar como são as estações do ano no período da sua viagem.

6 – Cultura

A Ana Julia Araújo, 19 anos, fez, no ano de 2018, um intercâmbio para o Canadá. Antes de decidir o destino, ela afirma que pesquisou sobre a moeda, o clima e a cultura para não ter um choque cultural tão grande com o país escolhido.

Quando eu estava pesquisando, eu também busquei como era a relação dos nativos com os brasileiros. Vi que, no Canadá, eles são bem receptivos e qualquer pessoa que você aborda na rua para pedir informação vai te ajudar. Isso foi primordial porque eu não queria me sentir deslocada.

Ana Júlia Araújo sobre seu intercâmbio

A Karina Camargo Fiore, gerente de vendas das unidades CI Intercâmbio da Av. Paulista e da Av. Faria Lima, afirma que, por conta da alta das moedas estrangeiras, os destinos mais procurados são a África do Sul e o Canadá.

Além disso ela dá dicas de algumas perguntas que vão ajudar na escolha do destino que mais combina com você. São elas:

• Você prefere frio ou calor?
  • Praia ou campo?
  • Quanto tempo tem disponível para realizar a viagem?
  • Data aproximada de embarque?
  • Possui algum visto?
  • Qual seu orçamento disponível para realizar a viagem?

INTERCÂMBIO, O QUE É, COMO FAZER E QUANTO CUSTA?

Agora é a hora de você responder todas as suas preferências para esses tópicos e decidir o destino que vai ser o melhor para o seu intercâmbio. Bon Voyage!

Por Daniela de Jesus – Fala! Anhembi