domingo, 28 abril, 24
HomeMercadoIntercâmbio, o que é, como fazer e quanto custa?

Intercâmbio, o que é, como fazer e quanto custa?

O processo para fazer um intercâmbio pode variar de acordo com o destino e programa escolhido. Para fazer um intercâmbio, a primeira coisa a se pensar é sobre o destino que você irá escolher e o programa que você gostaria de fazer durante a viagem.

Os destinos mais procurados para o idioma inglês costumam ser Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra, já para o idioma francês, a França lidera, logo depois Bélgica e Suíça. Vale lembrar que esses são apenas alguns dos destinos possíveis para um intercâmbio cultural, e que existem diversos gêneros de intercâmbios possíveis.

Quanto tempo dura um intercâmbio?

Geralmente, quem decide a duração do seu programa de intercâmbio é você mesmo. Isso vai depender do quanto você deseja investir e quanto tempo gostaria de ficar. Geralmente, a duração mínima é de 2 semanas, com início das aulas todas as segundas-feiras do mês.

Intercâmbio de 15 dias / 2 semanas: profissionais que desejam melhorar as habilidades em um idioma e estudantes que pretendem aproveitar a viagem não só para os estudos, mas também para se divertir.

Intercâmbio de 30 dias / 4 semanas / 1 mês/ 2 meses/ 3 meses: indicado para quem quer melhorar habilidades em um idioma e conhecer novas culturas.

Intercâmbio de 6 meses: indicado para quem parte de um estágio mais básico ou mais avançado de proficiência em um idioma, já que é possível obter uma bagagem cultural considerável, além de aprender um idioma.

Intercâmbio de 1 ano ou mais: para quem quer ganhar fluência em um idioma e se inserir completamente na cultura local de um país estrangeiro.

Como funciona um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio não é apenas aprender uma nova língua, mas trata-se, de mesmo modo, em garantir uma imersão cultural completa em outro país, além de se permitir passar por diversas experiências divertidas e diferentes.

Antes de tudo, é recomendado procurar uma escola para entender qual é o seu nível do idioma escolhido para que você possa ser incluído na turma mais adequada para que se adapte mais rápido e tenha um aprendizado eficaz, já que você estará em contato com estudantes de várias nacionalidades.

Horário das aulas

Na maioria das escolas de intercâmbio, é possível escolher estudar apenas na parte da manhã ou da tarde e realizar outras atividades no resto do dia, como opções de cultura e lazer no local.

Tipos de cursos

Os cursos são variados, existindo desde cursos preparatórios para graduação no exterior, pós-graduação e MBA a cursos intensivos de idiomas, ou intercâmbio de férias para adolescentes, adultos e terceira idade.

Quanto custa um intercâmbio?

As escolas de intercâmbio costumam oferecer diversas opções de programas e períodos de duração, por isso, o valor do investimento para o intercâmbio pode variar bastante. Mas não se preocupe, é possível fazer orçamentos dentro dos próprios sites das escolas, facilitando sua busca para escolher a opção que mais se adequa a você.