quinta-feira, 28 março, 24
HomeUniversidadesInscrições para o Fies começam hoje: Veja 3 dicas sobre o financiamento

Inscrições para o Fies começam hoje: Veja 3 dicas sobre o financiamento

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) começam hoje (5) e seguem abertas até o dia 12 de fevereiro. Em 2020, a oferta do programa é de 100 mil vagas de financiamento para estudantes de baixa renda. É possível realizar a inscrição através do site.

fies
FIES

INEP DIVULGA NOTAS DO ENEM: VEJA QUANDO ABREM AS INSCRIÇÕES PARA O SISU, PROUNI E FIES

FIES

Primeiro é importante saber o que é o programa: o Fies é gerido pelo Ministério da Educação do Brasil e foi criado em 1999, com o intuito de financiar o ensino superior de estudantes matriculados em algumas universidades particulares. Agora, confira 3 dicas para usufruir bem do beneficio.

Existem dois modalidades no programa: o Novo Fies, destinado a estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos e o P-Fies, que pode ser utilizado por estudantes que possuam renda até 5 salários mínimos. Para poder usufruir do programa, o vestibulando deve ter tirado no mínimo 450 pontos no ENEM.

1. Escolha bem a instituição

Observe a nota da instituição escolhida: algumas universidades privadas possuem notas mais baixas do que outras. Dependendo da nota que o MEC escolheu para a instituição, o percentual de desconto varia. É importante fazer esse calculo para saber o valor da dívida futura.

MACKENZISTAS CONTRA OS CORTES DO FIES – ENTENDA O CASO !

2. Planeje-se para quitar a dívida

O Fies financia o universitário durante os estudos, porém alguma hora o financiado deverá pagar as mensalidades acumuladas ao Governo. Sendo assim, é importante que quem utiliza o programa se movimente durante os estudos para juntar dinheiro e pagar sua divida posteriormente, evitando transtornos.

CONFIRA OS MELHORES MEMES SOBRE O SISU 2020

3. Tenha um garantidor ou avalista

Um avalista é alguém que aceita ser responsável pelo pagamento do empréstimo ou financiamento realizado por outra pessoa. Caso você tenha a oportunidade e alguém de confiança, um avalista poderá pagar sua divida antes que juros se acumulem e você pagará de volta a ele, com mais calma.