sexta-feira, 26 abril, 24
HomeNotíciasEnem 2020: local das provas é divulgado pelo Inep nesta terça-feira (05)

Enem 2020: local das provas é divulgado pelo Inep nesta terça-feira (05)

Os inscritos para realizarem o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem consultar o local de aplicação das provas a partir de hoje, terça-feira (05). O exame irá ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro para aqueles que optaram pela versão impressa da prova, e nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de maneira on-line.

Para retirar o documento com as informações do local da prova, número da inscrição e data e hora do exame, basta acessar a Página do Participante, disponível no site do Enem.

O INEP divulgou os locais de prova do Enem 2020.
O INEP divulgou os locais de prova do Enem 2020. | Foto: Reprodução/INEP.

Inscritos relataram problemas para acessar o documento, que segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já está disponível. Outros contam que só foi possível saber o local por meio do app oficial do Enem.

Enem divulga o local dos exames de 2020

A partir de hoje, terça-feira (05), está disponível na Página do Participante o local para a realização do Enem 2020. Além disso, o número de inscrição e a data e hora do exame também se encontram no site. Para retirar tais informações, basta acessar o site ou o app oficial da prova, que é disponibilizado em celulares Android e iOS.

O Enem 2020 ocorrerá no início do ano de 2021, algo atípico, devido à pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada após muito debate e uma votação aberta aos inscritos da prova. A princípio, o exame seria realizado no final do ano passado, porém, muitos questionaram a dificuldade de alguns candidatos de estudarem para a prova durante o período de quarentena.

As datas do exame foram alteradas após avaliações do Inep e, agora, as provas impressas acontecerão dia 17 e 24 de janeiro e as provas on-line, no dia 31 de janeiro e 07 de fevereiro. A maneira como o exame seria realizado ficava a critério do participante, que poderia escolher durante inscrições.

Como funcionará o Enem 2020?

As provas serão realizadas em 2 etapas, seja ela impressa ou on-line, em locais determinados pelo Inep. O local do exame está disponível para consulta do participante a partir de hoje e, além das informações convencionas, estão disponíveis algumas diretrizes a mais para o dia.

O uso de mascará será obrigatório dentro dos locais de exame e só será permitido retirar a proteção para comer e beber, porém deve ser realizado rapidamente para garantir a segurança das pessoas que ali estiverem.

O Enem 2020 irá ocorrer de maneira impressa e online este ano.
O Enem 2020 irá ocorrer de maneira impressa e on-line este ano. | Foto: Reprodução.

Para aqueles que forem diagnosticados com Covid-19 no período das provas, o Enem irá disponibilizar novas datas para a realização do exame. A reaplicação deverá acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro e, para que ocorra, o candidato deve comunicar seu estado de saúde na Página do Participante.

Doenças como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela também são consideradas infectocontagiosas, por isso, o participante que apresente qualquer uma delas deve pedir a reaplicação do exame.

Além dos cuidados relacionados ao novo coronavírus, é necessário lembrar de detalhes importantes como documentos de identificação com foto e originais e canetas esferográficas pretas e de material transparente (canetas azuis, vermelhas ou lápis e lapiseiras não são aceitas na prova). Levar água e coisas leves para comer durante o exame também é importante para te manter bem durante o período da prova.

Calendário do Exame Nacional do Ensino Médio 2020

• Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
  • Resultados: 29 de março

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!