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Famoso no Brasil e no mundo, avaliamos o Honda Civic Geração 9!

Icônico e um dos grandes queridinhos no mercado de seminovos em nosso país, mesmo com a alta procura pelos SUVs (e também de veículos populares), o Honda Civic – juntamente com seu arqui-rival Toyota Corolla, continuam sendo sucesso nas plataformas de busca automotiva online. 

Para se ter uma ideia, segundo a revista Autoesporte, o Honda Civic foi o sétimo veículo seminovo mais procurado nas plataformas de busca automotiva em 2022 (tendo o mesmo percentual de Chevrolet Celta, Fiat Uno e Ford Escosport), representando a primeira posição entre os sedãs médios.

A unidade testada pela redação é a versão LXR, ano 2016 (o carro estava com aproximadamente 48.000km). A tabela Fipe do veículo em questão é R$78.486,00. É importante lembrar que este carro é usualmente comercializado em valores superiores à tabela (valor médio de anúncios é próximo à R$80.000,00, superando esta marca em unidades em ótimo estado de conservação).

Mas vamos lá, hora de testar se o Civic G9 tem seus motivos para ser tão desejado!

Honda Civic
Honda Civic Geração 9. | Foto: Extraonline

Motor e Transmissão

O motor que equipa o LXR 2016 é o já conhecido e confiável 2.0 aspirado, que rende 155 cavalos de potência utilizando etanol e 150 cavalos quando abastecido com gasolina, condizente com a média da categoria; o torque, por sua vez, é de 19,5kgfm (etanol) e 19,3kgfm (gasolina), que vem à 4.800rpm. O torque não é ruim, mas quem estiver acostumado com os já popularizados motores turbo pode estranhar a alta rotação necessária para ter a força total do motor. 

Vale lembrar aqui que motores de litragem inferior – vide 1.4 turbo utilizados tanto por Jetta quanto por Cruze tem números parecidos de potência e superiores de torque, com a ressalva de que a força chega em rotações bem menores que a do Honda).

Não espere, portanto, acelerações vigorosas. O 0-100 é cumprido em 10,9s segundo a montadora e a transmissão automática de 5 velocidades faz bem o seu trabalho. Em altas velocidades (e consequentemente, altas rotações) o motor tem seu brilho, mas não espere muita surpresa em termos performance.

honda civic
Saiba mais detalhes sobre o motor do Honda Civic. | Foto: Autorealidade

É importante dizer, no entanto, que trata-se de um conjunto motriz muito robusto; há um baixo índice de reclamações dos proprietários em relações à quebras e danos mecânicos neste motor, característica típica da marca Honda.

O consumo urbano fica na casa de 7km/l (etanol) e 9km/l (gasolina); já na estrada, obtivemos médias de 11km/l (etanol) e 16km/l com o derivado de petróleo.

Suspensão e Direção

A suspensão do Honda Civic geração 9 talvez seja o ponto mais controverso do modelo; ela pode ser considerada incrível ou impensável a depender do perfil do motorista; isso advém de um simples fato: ela é absurdamente dura.

Quem estiver acostumado com seu concorrente direto, Toyota Corolla, voltado a um perfil mais conservador que valoriza o conforto a todo custo, certamente não irá aprovar a suspensão do Honda. As batidas são secas em alguns momentos e os pneus de perfil baixo, 205/50 R17, parecem copiar cada imperfeição do asfalto.

Se para conforto, a suspensão não agrada tanto, fazer curvas com este japonês é algo absurdamente divertido. O LXR gruda no asfalto, como se andasse sobre trilhos; insegurança em trechos sinuosos, mesmo em velocidades significativas, é algo que não existe aqui. O carro está sempre na mão pronto para desafiar o motorista mais empolgado em provocar o veículo; ouso dizer que é a dinâmica de sedã médio nacional mais próxima a de um BMW.

A direção do veículo, portanto, é precisa e assertiva. A assistência elétrica facilita as manobras no uso urbano e o volante pequeno contribui para que o veículo tenha uma condição bastante ágil.

Equipamentos

O Civic LXR tem aquilo que se espera de um veículo cujo projeto foi concebido para representar a marca de 2012 a 2016 nesta geração nove: Direção elétrica, faróis com acendimento automático, som com Bluetooth, comandos multimídia no volante, controle de cruzeiro (piloto automático), vidros com função 1 toque nas 4 portas, assistente de partida em rampa, ar condicionado automático, entre outros; vale lembrar que, especialmente em 2016 na versão LXR, o veículo ganhou controles de tração e estabilidade (já existentes em anos anteriores na versão topo EXR). Outras diferenças mais significativas em relação à versão topo de linha são ausência de teto solar e multimídia com navegação integrada.

Veredicto

O Honda Civic LXR 2016 é um carro honesto! O motor é bom, embora não surpreenda em performance, a suspensão é digna de um kart e o nível de equipamentos é condizente com o ano do projeto. Pelo valor dele, você pode optar por um popular zero KM ou então por este modelo que é mais completo e mais “presença”; inclusive, o desenho do Civic G9 continua agradando até os dias atuais, com linhas esportivas e rodas aro 17 diamantadas que chamam muito a atenção por onde passa o veículo. Na parte interna, o consagrado painel estilo dois andares da Honda que é aclamado pelos puristas.

Não se pode dizer com certeza se o Civic é o melhor custo x benefício da categoria, mas sabemos que faz sucesso! Talvez seja porque Honda e Toyota vendem em seus carros um opcional que parece não ser tão evidente em outras marcas: Confiabilidade mecânica e baixa desvalorização!

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Por Matthaeus Johnnattan – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

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