A ‘TPM masculina’ pouco debatida, é real, de acordo com a descoberta feita há alguns anos pelo pesquisador Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica de Edimburgo, Escócia. Obviamente, não em seu significado literal – tensão pré-menstrual – uma vez que, os homens não possuem útero e ciclo menstrual. A TPM masculina, na verdade, é uma condição chamada Síndrome do Homem Irritável (SHI), que possui alguns efeitos similares aos provocados pela tensão pré-menstrual.
A síndrome é caracterizada pela queda significativa da testosterona no organismo masculino. Essa alteração da quantidade de hormônio pode acontecer a qualquer momento, sendo influenciada principalmente por situações de estresse e ansiedade.
Sintomas da ‘TPM masculina’
- Irritabilidade;
- Impaciência;
- Mau humor;
- Agressividade;
- Emotividade;
- Tensão;
- Desânimo ou tristeza;
- Sensação de estar sobrecarregado;
- Ciúmes excessivos;
- Diminuição da libido.
É normal, no decorrer da vida, que a produção de testosterona, principal hormônio masculino e importante para crescimento de pelos, engrossamento da voz, produção de espermatozoides e desenvolvimento de massa muscular, vá diminuindo. Essa situação é conhecida como andropausa, ou, menopausa masculina.
A redução da presença desse hormônio no homem está associada à perda de massa óssea, acúmulo de gordura corporal, perda do desejo sexual e mudanças no humor. Nos casos de SHI, esses fatores podem ser revertidos com tratamento adequado.
Tratamento
É comum que os homens possam confundir essas mudanças hormonais com problemas psicológicos. O tratamento da SHI é simples e pode ser feito com reposição hormonal e terapia, para garantir uma estabilidade emocional durante o período.
Mas, mesmo assim, o principal remédio ainda é manter uma vida saudável com alimentação balanceada, exercícios físicos e equilíbrio. Vale ressaltar que a consulta a médicos especializados em saúde masculina é sempre essencial.
__________________________________
Por Alexandre Melo – Fala! Mack