Hipermercados Extra: Entenda o fechamento da rede varejista
Menu & Busca
Hipermercados Extra: Entenda o fechamento da rede varejista

Hipermercados Extra: Entenda o fechamento da rede varejista

Home > Notícias > Mercado > Hipermercados Extra: Entenda o fechamento da rede varejista

Grande rede varejista, os Hipermercados Extra fecharam as portas no último dia de 2021 (algumas lojas fecharam dias depois). A empresa do Grupo Pão de Açúcar agora está se fundindo a outras marcas do conglomerado, como mercados e minimercados. A maioria das lojas do Extra também devem se transformar em unidades do Assaí Atacadista, também pertencente à GPA. A ação é um movimento interno dentro do Grupo para enfrentar a concorrência, hoje especializada no comércio em atacado.

A seguir, saiba mais sobre a decisão de fechar os Hipermercados Extra e se essas mudanças afetam a vida do consumidor.

Tudo sobre o fechamento dos Hipermercados Extra no Brasil

Fachada de loja do Hipermercado Extra no bairro do Benfica, zona-oeste do Recife.
Fachada de loja do Hipermercado Extra no bairro do Benfica, zona-oeste do Recife. | Foto: Álvaro José.

Investir em atacadistas deve se tornar uma tendência. Em 10 anos, o surgimento de estabelecimentos que vendem alimentos em grande quantidade e em preços em conta cresceu exponencialmente em todo o Brasil. Em 2011, o Recife possuía apenas 3 atacadistas, enquanto sediava 9 lojas varejistas. Hoje, temos 6 lojas varejistas e 8 atacadistas em funcionamento.

A pandemia pode explicar com mais exatidão o porquê desse movimento. Assim como as atividades de delivery, os atacadistas tiveram crescimentos importantes nas vendas durante o período pandêmico, enquanto que o varejo pensou em arrematar grandes rendimentos.

O Recife possuía apenas duas lojas dos Hipermercados Extra. Uma se localizava na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, na zona-sul, enquanto que a outra ficava na rua Benfica, no bairro homônimo, na zona-oeste. A loja de Boa Viagem fechou em 31 de dezembro, enquanto a loja da Benfica encerrou as atividades em 16 de janeiro.

O motivo do fechamento atrasado desta última se deu pelo estoque da loja que, para encerrar as atividades era preciso vender tudo que tinha disponível, precisou postergar seu encerramento para que houvesse a venda total dos produtos.

Os detalhes do que levou a GPA em decidir fechar as lojas do Extra Hipermercados, você confere na reportagem a seguir:

____________________________________________________

Por Álvaro José – Fala! Universidade Católica de Pernambuco

Tags mais acessadas