sábado, 20 abril, 24
HomeMercadoGuia para caminhoneiros iniciantes: tudo o que você precisa saber

Guia para caminhoneiros iniciantes: tudo o que você precisa saber

O caminho para tornar-se caminhoneiro não é fácil, existem muitos obstáculos e opções para entrar na profissão. Por isso, criamos um guia definitivo para iniciantes, incluindo tudo que é necessário para virar um motorista de caminhão e trabalhar nesse ramo.

Dicas variadas para o dia a dia, tutorial para começar, rotina, macetes, vantagens, desafios e muito mais. Confira!

como ser caminhoneiro
Saiba tudo sobre como ser um caminhoneiro.| Foto: unsplash.com.

Como ser um caminhoneiro

Um dos primeiros passos para ser um caminhoneiro é ter a carteira nacional de habilitação (CNH) a partir da categoria “C”, com cargas pequenas, até a “D”, que permite veículos maiores com passageiros. Para saber os outros passos relacionados ao setor e mercado profissional, basta clicar aqui e ler a matéria completa.

Como começar uma frota

Muitas mercadorias do país são entregues por meio do transporte de caminhões. É muito comum que motoristas de caminhão juntem-se para originar uma mini transportadora. Porém, ainda é necessário cuidar da gestão dessa frota e manter a segurança dos participantes em questão. Saiba mais clicando aqui!

Caminhoneiro autônomo

Ser um caminhoneiro autônomo oferece muitas vantagens, amplia as possibilidades de flexibilização e estimula o empreendedorismo. Ainda é possível escolher os contratos de trabalho que mais combinam com seus objetivos profissionais.

No entanto, outros desafios como a falta de um seguro desemprego e direitos trabalhistas podem ser ruins. Confira outras vantagens e desvantagens de trabalhar de maneira autônoma nessa profissão, clicando aqui!

caminhoneiro autônomo
Ser um caminhoneiro autônomo amplia as possibilidades de flexibilização e estimula o empreendedorismo. | Foto: unsplash.com.

Formação do caminhoneiro

Para exercer a profissão de motorista de caminhão, existem diversos cursos de especialização e formação específica para certos tipos de cargas e transportes, de acordo com o seu interesse. Opções de diferentes áreas e escolas para caminhoneiros é o que não falta: confira clicando aqui!

Prevenção de Acidentes

A última coisa que alguém vai querer enquanto dirige um veículo é sofrer um acidente. Portanto, é muito importante seguir alguns passos que facilitam na hora da prevenção. Cinco dicas para fugir dos acidentes você poderá encontrar clicando aqui!

___________________________________
Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC