O caminho para tornar-se caminhoneiro não é fácil, existem muitos obstáculos e opções para entrar na profissão. Por isso, criamos um guia definitivo para iniciantes, incluindo tudo que é necessário para virar um motorista de caminhão e trabalhar nesse ramo.
Dicas variadas para o dia a dia, tutorial para começar, rotina, macetes, vantagens, desafios e muito mais. Confira!
Como ser um caminhoneiro
Um dos primeiros passos para ser um caminhoneiro é ter a carteira nacional de habilitação (CNH) a partir da categoria “C”, com cargas pequenas, até a “D”, que permite veículos maiores com passageiros. Para saber os outros passos relacionados ao setor e mercado profissional, basta clicar aqui e ler a matéria completa.
Como começar uma frota
Muitas mercadorias do país são entregues por meio do transporte de caminhões. É muito comum que motoristas de caminhão juntem-se para originar uma mini transportadora. Porém, ainda é necessário cuidar da gestão dessa frota e manter a segurança dos participantes em questão. Saiba mais clicando aqui!
Caminhoneiro autônomo
Ser um caminhoneiro autônomo oferece muitas vantagens, amplia as possibilidades de flexibilização e estimula o empreendedorismo. Ainda é possível escolher os contratos de trabalho que mais combinam com seus objetivos profissionais.
No entanto, outros desafios como a falta de um seguro desemprego e direitos trabalhistas podem ser ruins. Confira outras vantagens e desvantagens de trabalhar de maneira autônoma nessa profissão, clicando aqui!
Formação do caminhoneiro
Para exercer a profissão de motorista de caminhão, existem diversos cursos de especialização e formação específica para certos tipos de cargas e transportes, de acordo com o seu interesse. Opções de diferentes áreas e escolas para caminhoneiros é o que não falta: confira clicando aqui!
Prevenção de Acidentes
A última coisa que alguém vai querer enquanto dirige um veículo é sofrer um acidente. Portanto, é muito importante seguir alguns passos que facilitam na hora da prevenção. Cinco dicas para fugir dos acidentes você poderá encontrar clicando aqui!
___________________________________
Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC