Governo Bolsonaro lança programa com cursos de capacitação a trabalhadores desempregados
Menu & Busca
Governo Bolsonaro lança programa com cursos de capacitação a trabalhadores desempregados

Governo Bolsonaro lança programa com cursos de capacitação a trabalhadores desempregados

Home > Eduzz > Governo Bolsonaro lança programa com cursos de capacitação a trabalhadores desempregados

Governo lança programa temporário para ajudar jovens entre 18 a 29 anos e pessoas com mais de 50 anos que estão fora do mercado de trabalho há pelo menos 2 anos. 

Buscando garantir capacitação profissional e oportunidades para os desempregados, o Governo Bolsonaro lançou um programa de cursos temporários, no dia 28/01 (vinte oito de janeiro), por meio da medida provisória incluída no Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário.  

Desde o início da pandemia do Covid-19, os índices de desemprego aumentaram bastante e foi pensando nisso que o Governo Federal resolveu oferecer tais vagas. Estas são de interesse público e atuam em conjunto com  os cursos de capacitação profissional e de transferência de renda com bolsa de qualificação.

Saiba mais sobre os cursos de capacitação lançados pelo Governo Bolsonaro.

Programa de cursos com capacitação profissional

O programa dos cursos voltados para a capacitação dos profissionais entre 18 a 29 anos e com mais de 50 anos é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Previdência e tem previsão de duração até o final de 2022. 

Após receberem as pessoas dentro da organização das faixas etárias, as prefeituras vão selecioná-las para trabalhar, oferecendo uma bolsa referente a meio salário mínimo, com direito a vale transporte e seguro de acidentes pessoais. 

Ao total serão disponibilizados mais de 200 cursos de qualificação. O objetivo aqui é fazer com que as portas do mercado de trabalho se abram para os jovens e sejam reabertas para quem possui mais de 50 anos. Dessa maneira, a taxa de empregabilidade vai aumentar, diminuindo um pouco dos impactos causados pela pandemia. 

As pessoas que forem incluídas no Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário  vão precisar participar, ao longo do ano, de dois ou mais cursos de capacitação ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e, também, pelo Sebrae. 

Os cursos de capacitação terão temáticas diferentes um dos outros, além de priorizarem uma qualificação nas atividades econômicas mais importantes para o seu município. 

Qual a importância desses cursos?

Cada vez mais que a tecnologia vai avançando, as funções de trabalho vão sendo atualizadas e aprimoradas. Independentemente da área na qual você já atua ou pretende atuar, os cursos profissionalizantes com rigor capacitório poderão te ajudar no processo. 

Eduzz Eduardo Bolsonaro (10)
Curso de capacitação para pessoas com mais de 50 anos

Nos dias de hoje, é bastante frequente encontrarmos cursos presenciais que oferecem capacitação aos jovens, mas o grande diferencial do programa lançado pelo Governo Bolsonaro é a ampliação da faixa etária (a partir dos 50 anos). 

Além dos cursos presenciais, como esses ofertados pelo Governo, existem alguns outros fornecidos de maneira remota. 

A pandemia do Covid-19 ampliou o oferecimento de ensino digital e vem proporcionando uma maior busca por qualificações. Sendo assim, diversas plataformas que já exerciam essa modalidade de estudo, aprimoraram-se. É o caso, por exemplo, da Eduzz.

A Eduzz é uma plataforma digital de vendas e manutenção de infoprodutos, na qual podem ser encontrados inúmeros cursos online. Os assuntos são dos mais variados e qualquer um pode acessar a página para ingressar nas aulas, basta se interessar pelo assunto. 

Ao contrário do programa do Governo Federal, as plataformas digitais que contam com cursos online não o oferecem gratuitamente. Isso acontece porque por elas fazerem parte de um negócio intermediado pelo site (nesse caso, a Eduzz), não é possível cobrir os custos de cada um dos usuários e entregar aos criadores de conteúdo. 

Inclusive, visando abranger mais o seu público e informá-lo sobre questões acerca do seu mandato, Eduardo Bolsonaro aderiu ao mercado educacional, juntando-se com outros políticos influentes da direita para criar o seu próprio curso online. 

O Deputado Estadual lançou dois cursos, um de R$ 197,00 e outro por R$ 397,00. O primeiro chama-se “Prepara Brasil” e tem como foco discutir temas importantes para a discussão eleitoral de 2022 e o segundo é conhecido por “O Guia Definitivo para Posse de Arma”. 

É importante salientar que as plataformas digitais não possuem envolvimento direto com o que é vendido, ou seja, cabe diretamente aos produtores e criadores de conteúdo, todas as responsabilidades pelo material disponibilizado. 

Tags mais acessadas