Na primeira temporada sem Cristiano Ronaldo no elenco, o time do Real Madrid não foi bem e viu o Barcelona ser campeão da La Liga com tranquilidade, terminou em terceiro no campeonato ficando atrás do time catalão e de seu rival de cidade, Atlético de Madrid. Além disso, foi eliminado pelo Ajax nas oitavas de final da UEFA Champions League e teve uma campanha relativamente boa na Copa do Rei, mas caiu para o Barcelona na semifinal.
Zinedine Zidane foi anunciado como técnico do Real Madrid em março de 2019, após duas passagens fracas de Julen Lopetegui e Santiago Solari. O treinador francês já havia comandado o time merengue entre janeiro de 2016 e maio de 2018, e nesse tempo conquistou três Liga dos Campeões, além de um campeonato espanhol em 2017.
Promessas do Real Madrid
Quando Zidane voltou para o comando do Real, já conseguíamos observar uma mudança de postura do time. Algumas peças-chave que não renderam na mão de outros treinadores estavam retomando a boa fase, como por exemplo, Karim Benzema, melhor jogador da equipe merengue na temporada 2019/2020. Além dele, outro destaque vai para Sergio Ramos, um dos maiores jogadores da história do time madrilenho.
Mas, além de todos esses jogadores que já fizeram história no time do Real Madrid, temos as jovens promessas Vinicius Júnior e Rodrygo, que foram contratados junto a Flamengo e Santos, respectivamente.
Primeiro vou falar um pouco sobre a cria rubro-negra, que é uma das principais peças do ataque merengue nesta temporada, com números não tão expressivos, mas com uma capacidade incrível para mudar o ritmo do time. Rodrygo é outra jóia que está sendo lapidada por Zidane, o Rayo, como é conhecido, teve um começo brilhante, mas não conseguiu manter a boa fase após a volta do futebol.
Também temos que destacar a temporada de Federico Valverde, volante uruguaio que formou um meio-campo muito completo com Casemiro e Toni Kroos durante o ano. O uruguaio ditou o ritmo de jogo do Real Madrid em alguns jogos muito importantes, como por exemplo, na final da Supercopa da Espanha contra o Atlético de Madrid.
Todos os quatro defensores também merecem destaque, Varane e Sergio Ramos formam uma dupla de zaga muito sólida, sendo a defesa menos vazada no campeonato espanhol, sofrendo apenas 21 gols em 32 jogos. Os laterais Carvajal e Marcelo estão muito bem também, o brasileiro conseguiu retomar seu melhor futebol e teve uma nota média de 7.20 na La Liga (nota atribuída pelo aplicativo SofaScore).
Agora, vamos falar sobre Karim Benzema, o jogador que tomou conta do Real Madrid após a saída de Cristiano Ronaldo. O francês é o vice-artilheiro do campeonato espanhol, com 17 gols, e também já deu 7 passes para gol, sendo o quinto melhor do campeonato nesse quesito. Mas Benzema não se resume apenas a números, talvez o centroavante mais técnico do mundo, além da capacidade excelente de jogar fora da área, como um “Camisa 10”.
O time espanhol está na primeira colocação do campeonato espanhol, com 2 pontos de vantagem para o Barcelona, vice-líder. Na Champions League, havia perdido o primeiro jogo para o Manchester City por 2×1 no Santiago Bernabeu, mas tem totais chances de reverter esse resultado caso continue apresentando esse ótimo futebol que conseguiu exercer após a retomada do futebol no mundo.
Um ano excelente de alguns jogadores que pode ser coroada com títulos importantes ainda nessa temporada, então vale a pena acompanhar o time de Madrid nesse resto de campeonato espanhol e, em agosto, na retomada da UEFA Champions League.
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
__________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC