Fondue: Conheça a origem do prato favorito para o inverno
Menu & Busca
Fondue: Conheça a origem do prato favorito para o inverno

Fondue: Conheça a origem do prato favorito para o inverno

Home > Entretenimento > Cultura > Fondue: Conheça a origem do prato favorito para o inverno

Fondue vem da palavra feminina de fundido, tem origem Suíça e foi criado por volta de 1945, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, através de camponeses.

Durante o inferno rigoroso, os moradores de regiões montanhosas não tinham como descer até as cidades para buscar alimentos, então  aqueciam restos de queijos, e, por serem produtores de leite, fabricavam muito queijo. Assim, para não passarem fome perante as baixas temperaturas, esquentavam esses queijos até se tornarem uma mistura derretida, mergulhavam pedaço de pão naquela mistura enquanto borbulhava e degustavam essa iguaria.

No entanto, foi na década de 50 que o fondue ficou famoso, o Chef Corand Egli, que tinha um restaurante em Nova York, foi o descobridor dessa invenção e também  criador do fondue sabor chocolate, servido em seu restaurante de sobremesa. Apesar de ter surgido de forma rústica, o fondue se tornou uma comida refinada, isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.

fondue
Fondue de chocolate. | Foto: Shutterstock.

O primeiro fondue servido em restaurante brasileiro aconteceu em 1974, na cidade de Gramado, o restaurante pertencia ao hotel Estalagem Saint Hubertus. Na época, o proprietário do restaurante era o senhor Clésio Gobbi, ele relata que pensou em servir o fondue por ser o prato que mais combinava com Gramado, sendo algo acolhedor e romântico. Atualmente, Clésio é proprietário do restaurante Gasthof Edelweiss, que é especializado em comida alemã, mas também serve fondues.

_____________________________
Por Ana Paula Vitória – Fala! Mack

Tags mais acessadas