sábado, 20 abril, 24
HomeCinema e SériesFilmes sobre o movimento negro que estudantes de história devem assistir

Filmes sobre o movimento negro que estudantes de história devem assistir

É preciso falar sobre antirracismo em qualquer época do ano e sempre, pois este assunto convém a todos. Independente de sua etnia, todos devemos nos informar sobre a história trágica e as cicatrizes que a população negra carrega. Por esse motivo, trouxe alguns filmes e documentários que abordam o tema para reflexão e conscientização de que a história ainda se reflete nos dias atuais.

Filmes sobre o movimento negro

1. 12 Anos de Escravidão (um dos filmes mais simbólicos sobre o racismo)

12 Anos de Escravidão
12 Years A Slave, título original, vencedor de dois Oscars. | Foto: Reprodução.

Filme baseado na autobiografia de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre que vive com sua família no norte dos Estados Unidos, alguns anos antes da abolição oficial da escravatura. Até que, certo dia, é enganado e vai parar ilegalmente no sul escravagista, onde começam seus 12 anos como escravo. O longa, que ganhou dois Oscars em 2014 como melhor roteiro adaptado e melhor filme, possui cenas extremamente fortes, mas que retratam a crueldade praticada contra os escravos naquela época.

2. Infiltrado na Klan

melhores filmes
BlacK k Klansman, título original. | Foto: Reprodução.

O longa-metragem é baseado na história verdadeira de Ron Stallworth (John David Washington), o primeiro detetive negro a se infiltrar na Ku Klux Klan, um grupo de supremacistas brancos, ao lado de seu colega de trabalho Flip Zimmerman (Adam Driver). O filme possui diversas críticas sobre o racismo e, apesar de se passar nos anos 70, as reflexões sobre o tema são muito atuais. A obra dirigida por Spike Lee está disponível na Netflix.

3. Cidade de Deus

filmes
Cidade de Deus, indicado à quatro Oscars. | Foto: Reprodução.

Uma produção brasileira que mostra a vida nas favelas no Rio de Janeiro na década de 70. O longa conta a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem pobre que mora na Cidade de Deus, apaixonado por fotografia e, através de sua arte, mostra a brutalidade do dia a dia das comunidades. A obra dirigida por Fernando Meirelles possui muitas cenas chocantes e foi indicado à quatro Oscars de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Cidade de Deus está disponível no Telecine para os assinantes.

4. Django Livre

filmes sobre movimento negro
Django Livre, nomeado à cinco Oscars. | Foto: Reprodução.

Um escravo chamado Django (Jamie Foxx) é liberto e se junta a um caçador de recompensas alemão, Dr. Schultz (Christoph Waltz), e vai atrás de sua esposa (Kerry Washington), ainda escrava de um fazendeiro cruel (Leonardo DiCaprio). A obra dirigida por Quentin Tarantino traz muitas críticas, apesar de ser ficção, e mostra muito bem um cenário do sul escravagista dos Estados Unidos às vésperas da Guerra Civil. O longa foi nomeado para cinco Oscars, incluindo Melhor Filme, e está disponível na Netflix.

5. A 13ª Emenda

A 13ª Emenda
A 13ª Emenda, documentário Netflix. | Foto: Reprodução.

Um documentário da Netflix, onde estudiosos, políticos e ativistas como Angela Davis, entre outros, relacionam a criminalização da população negra nos Estados Unidos com o aumento do sistema prisional do país. O filme se baseia em estatísticas que são muito assustadoras e polêmicas. Alternando entre imagens, dados e relatos, o documentário possui muitas letras de raps, tornando-o muito rápido de ser assistido, além de muito informativo.

Essa foi uma lista com apenas alguns filmes sobre o movimento negro e o racismo. Aproveite o fim de semana para assistir às obras!

Por Sthefany Gomes – Fala! Universidade Metodista de São Paulo