Existe algum país que ainda vive no regime de castas?
Menu & Busca
Existe algum país que ainda vive no regime de castas?

Existe algum país que ainda vive no regime de castas?

Home > Notícias > Política > Existe algum país que ainda vive no regime de castas?

Em pleno século XXI, a Índia ainda vive, mesmo que já proibida, em um sistema de castas. Esse sistema tem sua divisão determinada a partir da hereditariedade. As castas são definidas de acordo com a posição social que as famílias ocupam, estabelecendo uma hierarquia social marcada por privilégios e poderes. Porém, é o único país a viver assumidamente esse regime.

castas
Representação do regime de castas na Índia. | Foto: Reprodução.

Regime de castas na Índia

As quatro castas iniciais na Índia foram os brâmanes (da qual faziam parte os sacerdotes), xatrias (composta pelos militares), vaixias (formada por fazendeiros e comerciantes) e mais das quatro: os sudras (constituída pelas pessoas que deveriam servir as casas superiores). As pessoas excluídas eram chamadas de párias ou intocáveis e realizavam os trabalhos mais deploráveis.

Hoje, devido ao crescimento populacional e juntamente às atividades produtivas promovidas pelo crescimento econômico, há cerca de 3 mil castas distintas no país. Esse regime causa uma grande segregação racial, o que resulta na desigualdade social, esse fato sendo explicado pelo indivíduo não poder ascender de castas.

O governo indiano, porém, diz que o sistema não existe mais no país. Apesar de a Constituição hindu ter abolido o regime 50 anos atrás, essa divisão social ainda persiste e de forma violenta nas áreas rurais. Para tentar reverter a marginalização das camadas mais inferiores da população, o governo criou cotas nas universidades, mas sofreram uma grande onda de protestos.

_____________________________
Por Rafaela Thomaz Leite – Fala! PUC

Tags mais acessadas