Estou sempre atrasado: o que eu devo fazer? - Fala! Universidades
Menu & Busca
Estou sempre atrasado: o que eu devo fazer?

Estou sempre atrasado: o que eu devo fazer?

Home > Lifestyle > Estou sempre atrasado: o que eu devo fazer?

Um estudo do Departamento de Sociologia da Universidade de San Diego afirma que pessoas que sempre chegam tarde são mais otimistas com o tempo que têm para realizar uma tarefa. Entretanto, a falta de organização também pode fazer com que você esteja sempre atrasado. Seja para trabalhar, seja para estudar, estabelecer horários é importante para a sua produtividade e saúde mental

como não se atrasar
Administre o seu tempo para não se atrasar mais. | Foto: Rodolfo Barreto.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Fast Company, pessoas pontuais compartilham de características em comum. Isto é, a maioria deles sabe exatamente quanto tempo leva para realizar determinada tarefa, o que é importante para não se atrasar. Em contrapartida, os que se atrasam costumam imaginar situações fictícias, e acabam por viver no “mundo da lua”.    

Outro ponto importante é contar com pequenos imprevistos. Pessoas pontuais se planejam para chegar com alguns minutinhos de antecedência. E, caso não aconteça nada, como um problema do trânsito, simplesmente esperam. Com o tempo extra, usam os cinco, dez ou quinze minutos extras como uma chance para colocar em dia e-mails ou ler anotações.

Nesse sentido, confira a seguir três dicas simples e fundamentais para se organizar melhor!

Estratégia

Primeiramente, ter uma estratégia vai muito além de se programar. Em outras palavras, você precisa saber quais são as tarefas do dia e em quais delas consegue ter um rendimento melhor. Assim, é indicado priorizar o que é mais difícil.

Se você demora muito para fazer aquele exercício de matemática ou aquela demanda do trabalho, por exemplo, coloque isso entre as primeiras tarefas do dia. Com o cérebro mais “descansado”, possivelmente será mais fácil desenvolver certas obrigações e não se atrasar para outras.   

E se mesmo assim você tiver a sensação de estar sempre atrasado, você precisa adotar boas estratégias de gestão de tempo.

Planejamento

Além de utilizar estratégias para otimizar a produtividade, como a que foi exemplificada acima, é interessante planejar o seu dia com antecedência, ou até mesmo a sua semana. Sendo assim, agendas digitais ou físicas são interessantes para isso. E, se você deseja ser mais específico ainda, um planner pode ser o ideal. 

Uma boa dica para organizar os horários é sempre intercalar atividades mais difíceis com outras mais simples. Além disso, calcular o tempo de cada tarefa também pode ser útil para organizar os próximos dias.

Descanso

Sair organizando tudo sem pensar em pausas para descanso não é uma estratégia eficaz. Nesse quesito, mais uma vez, investir em técnicas de gestão de tempo pode ser interessante. Com elas, é possível determinar um tempo de foco e uma “recompensa” pelo esforço disponibilizado.

Por exemplo, ao dividir o fluxo de estudo ou trabalho em blocos de concentração intensa, é possível melhorar a gestão do tempo e a eficiência no dia a dia. 

Que tal aprender rotinas práticas que vão te ajudar a aumentar a produtividade? Nesse sentido, o ORGANIZE NA PRÁTICA pode te ajudar! Clique aqui e conheça os treinamentos. 

Lembretes para evitar chegar atrasado

Coloque lembretes no celular, na geladeira ou até mesmo no espelho do banheiro. Ao saber de todos os compromissos, você consegue ter um planejamento para chegar antes e evitar possíveis imprevistos e transtornos. 

Tags mais acessadas