sábado, 20 abril, 24
HomeUniversidadesEstágio: 7 dicas para se destacar e garantir a efetivação

Estágio: 7 dicas para se destacar e garantir a efetivação

O ano está começando, e com ele novos hábitos e metas. Quem é estudante universitário e pretende conquistar o estágio dos sonhos, ou já está estagiando e gostaria de ser efetivado, alguns passos podem ajudar.

Para se destacar no estágio, o estudante deve sair de sua zona de conforto e fazer além daquilo que lhe pedem. Além disso, outros passos são fundamentais.

COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE ESTÁGIO

Confira abaixo 7 dicas para se destacar no estágio e aumentar as chances de ser efetivado:

1 – Faça o seu melhor

estágio sp
Faça o seu melhor.

No mercado profissional, quem se dedica aumenta as chances de ter o seu trabalho notado. Portanto, faça tudo com calma e bem feito. Se tiver dúvidas, é importante não ter medo de perguntar. Mostre que você realmente veste a camisa da empresa.

2 – Pesquise antes de perguntar

estagiários
Não fique perguntando toda hora. Pesquise antes de perguntar.

É claro que, ao surgir dúvidas, é importante perguntar aos colegas, ou melhor, para seu superior. Porém, quem faz muitas perguntas nem sempre é bem visto.

Assim, a dica é pesquisar antes de perguntar, afinal, a rotina nas empresas é quase sempre bem intensa e ninguém merece ficar parando toda hora para tirar dúvidas.

estagiário
Dicas para se destacar no estágio.

3 – É preciso fazer networking

networking
Networking é muito importante.

A palavra pode até parecer difícil, mas o networking conta muito na hora de ter destaque no estágio e garantir a efetivação. Manter bons relacionamentos profissionais é uma dica valiosa para o estagiário. Portanto, deixe a timidez de lado e converse com os colegas.

4 – Esteja sempre atento

primeiro estágio como agir
Preste atenção a tudo.

Fique sempre atento a tudo o que está acontecendo na empresa. Mesmo assuntos relacionados a outros setores, e que aparentemente não tem nada a ver com o seu trabalho, podem ser importantes e impactar o estagiário. Mas tome cuidado para não confundir “prestar atenção” com “ser intrometido”.

TUTORIAL PARA CONSEGUIR UMA VAGA DE ESTÁGIO

5 – Seja proativo

Ser proativo é fundamental.

Como já dito, é muito importante fazer mais do que lhe foi pedido. Ser proativo significa agir de forma antecipada, evitando ou solucionando possíveis problemas que possam acontecer na empresa. A ideia é não ficar parado, esperando que lhe digam o que fazer.

6 – Esteja sempre disponível

dicas de estágio
Esteja sempre disponível.

Muitas oportunidades surgem durante o estágio. Algumas delas podem assustar o estudante, principalmente se for o primeiro estágio. Mas toda experiência é bem-vinda. Assim, deixe o medo de lado e diga ‘sim’ para as oportunidades que surgirem no estágio.

7 – Seja pontual

pontualidade no trabalho
A pontualidade é essencial.

A última dica para se destacar no estágio e aumentar as chances de efetivação é ser pontual. Parece simples, mas muitos estagiários perdem pontos com o empregador ao se atrasarem para o trabalho.

É claro que nenhum chefe vai querer efetivar o estagiário que chega atrasado ou não cumpre o horário que foi acertado em contrato.

Por Rafaele Rocha – Redação Fala!