quarta-feira, 24 abril, 24
HomeMercadoComo se preparar para uma entrevista de estágio

Como se preparar para uma entrevista de estágio

Na graduação, a busca por uma oportunidade de estágio é sempre uma preocupação que faz parte da vida dos estudantes. O estágio pode ajudar na conquista de experiências profissionais, colocar em prática o que, em sala de aula, foi dado na teoria ou cumprir uma exigência da faculdade.

Muitas empresas dão prioridades para estudantes que pretendem se desenvolver profissionalmente mesmo antes de se formar, para isso, o estudante é avaliado com testes de dinâmicas ou processos seletivos que incluem diversas etapas. Se você pretende concorrer a uma vaga de estágio, listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar no preparo para a entrevista. Confira:

Use ao seu favor:

Conheça a empresa: antes da entrevista, procure informações da empresa, como sua história, tradição, ações publicitárias e participações em eventos. Isso te ajudará a responder à algumas perguntas do entrevistador e dará confiança de que você está comprometido com a empresa.

Seja sincero e fale bem: seu vocabulário será um fator a ser avaliado. Não apenas a linguagem, mas também o modo como você organiza suas ideias e as apresenta. Por isso, tenha sempre um bom repertório, isso não significa que você deve falar “difícil” e usar palavras complexas, mas demonstrar que você se comunica bem e é confiante.

Modo de se vestir: Como toda avaliação, devemos pensar no modo como os outros nos veem, e por isso, em uma entrevista de emprego, devemos pensar em como nos apresentamos, ou seja, como nos vestimos. Procure usar algo relativamente formal, ou, dependendo da vibe da empresa, algo não tão casual. Iss vai demonstrar confiança e postura perante a empresa, e proporcionar pontos positivos para você.

Manter uma boa postura: sua linguagem corporal será avaliada, busque não exagerar nos gestos e manter uma postura adequada durante a entrevista, aja naturalmente, demonstrando segurança e tranquilidade.

Comunique-se, responda e questione: tenha em mente o que falar sobre você. Coloque pontualmente seus objetivos e interesses profissionais, e mostre ao recrutador o seu perfil enquanto futuro estagiário. Além disso, demonstre entusiasmo nas respostas. Se achar pertinente, coloque também suas questões a respeito da vaga e esclareça suas dúvidas.