Entenda qual é a importância da lua na cultura chinesa
Menu & Busca
Entenda qual é a importância da lua na cultura chinesa

Entenda qual é a importância da lua na cultura chinesa

Home > Entretenimento > Cultura > Entenda qual é a importância da lua na cultura chinesa

Para a cultura chinesa, além da lua ser um símbolo de fartura, do feminino (onde o ying representa a lua e o yang representa o sol), ela também é uma ligação com os antepassados e uma grande casamenteira. Há uma história no folclore da China que descreve o Velho da Lua. Este Velho é responsável por amarrar o tornozelo dos casais com um cordão vermelho. Enquanto estes cordões estão amarrados, o casal estará junto.

Há outra lenda relacionada à lua, em que uma jovem devotada à lua estava contemplando-a e um príncipe a viu em uma noite de lua cheia. Este príncipe a achou muito bela, embora ela fosse feia. Mais tarde, os dois se casaram e ela se tornou rainha. As jovens chinesas, devido à lenda fazem oferendas à lua para pedirem beleza ao astro. Os poetas chineses se inspiraram nela para fazer seus poemas.

A importância da lua na cultura chinesa é tanta que um festival foi criado só para ela. Você conhece o Festival do Meio do Outono Chinês?

cultura chinesa
Entenda qual é a importância da lua na cultura chinesa. | Foto: Reprodução.

Cultura chinesa: Festival do Meio do Outono ou Festival da Lua

O Festival do Meio do Outono Chinês, também conhecido por Festival da Lua, já era datado em outras dinastias, principalmente na área rural da China. Mas foi na dinastia Song, que compreende os anos de 960 a 1127, que o festival foi popularizado nacionalmente. Imagens da deusa Lua eram colocadas entre lanternas fabricadas com seda, uma oferenda era feita e, logo em seguida, repartidas entre os membros da família.

Atualmente, este é um dos principais feriados do país e, neste ano, vai acontecer no dia 21 de setembro, já que o país segue um calendário diferente do ocidental. A celebração acontece no 15º dia do 8° mês do calendário chinês.

Este festival tem o objetivo de agradecer a lua pela prosperidade na colheita do outono do hemisfério norte, onde a China está localizada. As famílias se reúnem, promovem jantares e realizam oferendas à lua como o bolo lunar e frutas, passeiam com lanternas feitas de seda com formatos de animais pelas ruas e soltam fogos de artifício.

Alguns elementos são indispensáveis para se contemplar a lua cheia no festival, como o bolinho da lua, o senhor coelho, dragões dançarinos iluminados com lanternas. Outros países da Ásia, além da cultura chinesa, também comemoram O Festival da Lua, como Japão, Filipinas e Coreia.

______________________________
Por Jessica Grossi – Fala! UEPG

Tags mais acessadas