Entenda qual a importância das mulheres na moda
Menu & Busca
Entenda qual a importância das mulheres na moda

Entenda qual a importância das mulheres na moda

Home > Entretenimento > Cultura > Entenda qual a importância das mulheres na moda

Há 11 anos, a ONU desenvolveu um programa que nos mostra uma série de princípios indispensáveis para a promoção de poder feminino, enfatizando a importância da conscientização geral sobre o tema, promovendo a igualdade de gênero em todos os quesitos sociais, buscando melhorar a qualidade de vida das mulheres.

Dentro desses princípios, podemos citar vários exemplos que nos fazem pensar que, mesmo depois de tanto tempo, as mulheres ainda precisam lutar e ir em busca de igualdade de direitos. Atualmente, mais do que nunca, a moda tem sido um fator essencial para que nós, mulheres, possamos nos expressar e esse empoderamento se tornou uma das maiores tendências, tendo papel fundamental para a valorização da imagem da mulher na sociedade.

A presença feminina na moda é de extrema importância para as mulheres.
A presença feminina na moda é de extrema importância para as mulheres. | Foto: Reprodução/ CR Basso.

Qual a importância das mulheres na moda?

Na moda, assim como na arte, podemos expressar nossas ideias e nossa personalidade por combinação de cores, roupas, sapatos, acessórios e outros. A peça chave na busca do poder feminino é a construção do pensamento de que as mulheres podem se vestir da maneira que quiserem e se sentirem confortáveis.

Esses valores passaram a influenciar diversas marcas, provocando o aumento da autoestima das mulheres. Dessa forma, a sociedade feminina passa a se aceitar e buscar o amor próprio, justamente pela liberdade de poder construir seu próprio estilo de vida, de pensamento e, é claro, de moda.

Até o começo do milênio, o “padrão da mulher bonita” deveria ser uma pessoa jovem, com silhueta perfeita, pele branca e cabelos lisos. Mas nós sabemos que esse padrão se ajusta em uma parcela muito mínima de mulheres pelo mundo, fazendo com que muitas delas não conseguissem se sentir representadas.

Uma medida tomada por grande parte da indústria da moda é a desconstrução constante desses padrões impostos pela sociedade, promovendo o aumento da representatividade. Com a quebra desses padrões impostos pela sociedade, é possível mostrar que a mulher pode ser o que quiser ser, tendo liberdade para tomar decisões sem medo de ser julgada.

Esse pensamento ajuda a valorizar cada vez mais o espaço da mulher como indivíduo na sociedade, estimulando que todas elas busquem a formação profissional, independência financeira e representação feminina em cargos de alta posição na comunidade.

Quando falamos sobre o empoderamento feminino, não há como não falar do feminismo, movimento que traz à tona o desenvolvimento da sororidade, que é o apoio mútuo entre as mulheres, focando na empatia e companheirismo. E é nesse sentido que a importância feminina na moda se torna tão significante.

Podemos ver a importância que a presença feminina no mundo da moda, quando vemos a que a estimulação da ideia de competição entre as mulheres é cada vez menor, mostrando que não há um padrão, estilo ou corpo específicos de beleza. Quando uma mulher entende que ela pode se vestir e ser da maneira que quiser, ela ganha a confiança e a voz para romper padrões diariamente, pois a moda é uma forte ferramenta nesse viés, possibilitando que possamos pôr em prática a liberdade de escolha.

A desconstrução vista nos últimos tempos é um ótimo começo para que possamos evoluir essa ideia cada vez mais, já que as marcas têm priorizado mostrar corpos reais, com tamanhos e formas reais, que destacam ainda mais a importância que a representatividade tem na sociedade e na mídia!

_____________________________________________________

Por Caroline Devides – Fala! Metodista

Tags mais acessadas