Rinoplastia: por que os olhos ficam roxos após a cirurgia?
Menu & Busca
Entenda porque os olhos ficam roxos após a rinoplastia

Entenda porque os olhos ficam roxos após a rinoplastia

Home > Notícias > Mercado > Entenda porque os olhos ficam roxos após a rinoplastia

Saiba dicas para o pós operatório de uma cirurgia plástica de rinoplastia e entenda porque os olhos ficam roxos depois da operação.

A rinoplastia está na lista dos 5 procedimentos estéticos mais populares da atualidade
A rinoplastia está na lista dos 5 procedimentos estéticos mais populares da atualidade! | Foto: Freepik.

Por que os olhos ficam roxos após a rinoplastia?

Olho roxo depois da cirurgia de rinoplastia? Alguns pacientes ficam com equimoses (roxos) embaixo dos olhos após passarem por uma cirurgia no nariz. Por que será que isso ocorre? Continue lendo esse texto que vamos te informar. 

Rinoplastia olhos roxos“: Em qualquer pesquisa no Google que você realizar sobre pós-operatório da rinoplastia, você vai notar que os resultados de busca apresentam  imagens de pessoas com os olhos roxos, sobretudo nas pálpebras inferiores

Agora vamos responder o porque a rinoplastia deixa o olho roxo. Bom, para início de conversa, é importante declarar que durante uma Rinoplastia, há inúmeras alterações que podemos fazer no nariz: como aumento ou diminuição do dorso, da giba, da largura das abas nasais, dentre outras. Em razão de todas essas mudanças, há diversas técnicas que podemos empregar durante o procedimento cirúrgico, logo, cada cirurgia é única e isso tem impactos no pós-operatório do paciente.

O olho roxo após a Rinoplastia surge normalmente naqueles pacientes que temos que “quebrar” osso do nariz (osteotomia) durante o procedimento cirúrgico. Mesmo que essa “quebra” seja sutil, uma vez que usam-se instrumentos agudamente pequenos com pressão e força controladas, os roxos podem surgir no pós-operatório sem tardar. Isso porque o sangue é extravasado para o tecido  subcutâneo depois da fratura dos ossos nasais. Esse sangue extravasado se infiltra e coagula no tecido, criando assim a roxidão da forma que conhecemos. 

Os locais que ficam com a aparência arroxeada depois da rinoplastia são, normalmente, as pálpebras inferiores, onde também aparece o inchaço (edema).

Isso acontece com todo mundo?

É importante afirmar que isso não é regra. O surgimento dessas varia muito e é totalmente normal. Alguns pacientes que não precisam passar pela osteotomia também podem manifestar equimoses. Dessa forma, aqui não cabem generalizações, cada organismo reage à sua própria maneira. 

Mas fique tranquilo, não há motivos para se preocupar com os roxos! A boa notícia é que arroxeado nas pálpebras inferiores desaparecem depois de alguns dias após a cirurgia da rinoplastia! 

Dicas para o pós-operatório

Uma boa forma  de fazer com que o olho roxo após rinoplastia desapareça mais rapidamente é seguir precisamente  todas as indicações e dicas médicas de pós-operatório. É importante deixar claro que para o sucesso da cirurgia, é rigorosamente necessário que o indivíduo recém operado tome todos os cuidados  no pós-operatório, para que tudo se suceda tranquilamente e o resultado final seja bem sucedido.

É importante cumprir com rigidez todas as recomendações médicas no pós operatório
É importante cumprir com rigidez todas as recomendações médicas no pós operatório. | Foto: Freepik.

Confira, aqui, algumas dicas para que sua rinoplastia seja um sucesso. Em primeiro lugar é importante destacar  que nada além do tempo fará com que elas desapareçam totalmente. Por outro lado, elas não demoraram muito. Basta somente seguir as precauções, a seguir:

Não utilize óculos

Não usar óculos durante o período estipulado é fundamental, pois além de intensificar os edemas, pode alterar o resultado da rinoplastia no decorrer da recuperação do paciente.

Faça compressas frias

Uma das principais formas de diminuir o inchaço e o roxo do olho é fazer compressas frias na face no primeiro dia depois do procedimento cirúrgico. O inchaço, de forma geral, alcança seu pico entre o segundo e o terceiro dia depois da rinoplastia e a eficácia da compressa é maior se for feita até esse momento. 

Ao tomar esse cuidado, fique atento a: preparar as compressas por 10 a 15 minutos a cada hora nos primeiros três dias, não aplicar o gelo diretamente na pele (utilize um pano limpo como cobertura) e evitar o uso de bolsas térmicas muito duras ou muito pesadas. Com esses cuidados, o inchaço será menos aparente e a pele poderá voltar a sua coloração normal mais rapidamente. 

Mantenha a cabeça erguida

Outra recomendação importante para evitar inchaços e diminuir os hematomas arroxeados da rinoplastia é manter a cabeça erguida enquanto você repousa e não ficar virando a cabeça. Essa cautela geralmente deve ser prolongada por 15 dias ou mais depois da cirurgia. Isso porque essa é uma ótima estratégia para ajudar a drenar o sangue daquela região. 

Não bata no nariz

As estruturas nasais continuarão a se recuperar nas primeiras semanas depois da cirurgia da rinoplastia, por essa razão é importante evitar inchaços na região. Por exemplo, ao invés de assoar o nariz, é indicado lavar com solução salina.

Tome os remédios corretamente

Os remédios receitados pelo médico depois da cirurgia de rinoplastia são de extrema importância para a cicatrização adequada, diminuição do desconforto e dor, além do controle do edema. Desse modo, siga as recomendações de seu cirurgião e não se automedique. Graças a esses cuidados antes e depois da rinoplastia, o paciente pode conseguir uma recuperação e cicatrização mais rápidas e efetivas, obtendo um resultado mais satisfatório do procedimento cirúrgico.

De qualquer modo, é importante reafirmar que  a equimose não deve ser grande motivo de inquietação e ansiedade, sendo somente um reflexo do corpo para a recuperação após a cirurgia de rinoplastia, que irá desaparecer em questão de poucas semanas. Tudo dependerá do comprometimento do paciente com sua recuperação no pós operatório. 

Nesse sentido, o Dr. Renato Bittar pode ser aquele a quem você esteja procurando! Ele responderá todas as suas dúvidas referentes à cirurgia plástica de rinoplastia!

O Doutor Renato Bittar pode ser aquele que irá te ajudar a obter o nariz dos sonhos
O Doutor Renato Bittar pode ser aquele que irá te ajudar a obter o nariz dos sonhos! | Foto: Freepik.

O Doutor Renato Bittar é especialista em rinoplastia e cirurgia plástica de face em São Paulo – mais especificamente na Rua Mato Grosso, 128 no bairro de Higienópolis. Além disso, ele é otorrinolaringologista (ou mais popularmente, otorrino) que é o médico de ouvido, nariz e garganta.

Além disso, seu currículo é digno de admiração e deslumbre. Como afirmado anteriormente ele é médico otorrinolaringologista CRM/SP 153694; possui mestrado pela UNIFESP – Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional; é especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; é membro da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilofacial; graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora / MG; e, por fim, graduado também em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora / MG. 

O que está esperando? Agende sua consulta e realize seu sonho de fazer uma cirurgia de rinoplastia!

__________________________________________

Por Giulia Lang – Fala! Cásper

Tags mais acessadas