Entenda como a falta de exposição ao sol pode causar depressão
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Entenda como a falta de exposição ao sol pode causar depressão

Entenda como a falta de exposição ao sol pode causar depressão

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Saiba como a importância da luz do sol é capaz de prevenir crises depressivas e melhorar na qualidade do sono, humor e até apetite

Ainda que existam pessoas que preferem o inverno e aquele tempo escuro, não podemos negar o fato de que um dia ensolarado traz mais vida e animação para o dia. Sendo assim, dias nublados tendem a afetar o nosso humor de maneira negativa (evento que tende a provocar depressão sazonal na população de países que sofrem invernos rigorosos e com meses de escassa luz solar). Será que é possível estabelecer uma relação entre a luz solar e a depressão?

A partir da importância da luz solar, estudos recentes apontam que tomar sol é muito importante para resultar em uma sequência de processos em nosso organismo, desta forma, evitando doenças e proporcionando uma melhora na saúde mental. Aliás, a luz natural aumenta a produção de serotonina (mais conhecida como hormônio do bem-estar) no corpo humano, capaz de regular o sono, humor e até o apetite. Ela contribui para nos mantermos calmos, satisfeitos e focados, visto que também é um dos principais neurotransmissores relacionados ao nosso bom humor.

A ausência da produção dessa substância em nosso organismo, pode provocar o efeito contrário: ficamos mais susceptíveis à tristeza, ao estresse, à irritação e à depressão. Outra associação é que a falta de exposição ao sol está relacionada à insônia, caso presente nos quadros depressivos, e o fato de dormir mal desregula nosso ciclo biológico, a privação do sono aumenta o apetite em alimentos calóricos.

Além disso, a falta de vitamina D também dificulta a manutenção da nossa saúde mental. É por isso que a depressão sazonal atinge os habitantes de países com invernos intensos, pois o problema está justamente ligado à falta da luz natural, e o tratamento inclui a exposição à luz azul (presente na luz do sol). O tratamento de outros respectivos quadros de depressão também inclui a recomendação de maior exposição ao sol, desfrutando assim de melhoras no humor.

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A falta de exposição ao sol pode causar depressão. | Foto: Reprodução.

Os benefícios da luz solar

Tomar sol é definitivamente um remédio que contribui para nos livrarmos de várias doenças e de todas essas situações citadas anteriormente. Esses motivos são mais que suficientes para você encaixar alguns minutinhos de exposição ao sol na sua rotina! Veja outros benefícios que a luz natural pode oferecer:​

​​A luz solar é fundamental para o corpo obter a vitamina D

Na verdade, essa substância é um hormônio que não encontramos presente nos alimentos e necessitamos obtê-la proporcionando condições ideais para nosso organismo produzi-la, ou seja, o ato de tomar sol. A vitamina D é capaz de aumentar os níveis de cálcio em nosso corpo, contribuindo para o fortalecimento dos ossos e articulações. Além disso, ela também ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças, como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes, câncer e até mesmo algumas doenças autoimunes.

Tomar sol melhora a qualidade do sono

A luz solar é um dos fatores que ajudam na regulamentação no ciclo do sono, indicando ao corpo quando está na hora de dormir ou ficar acordado, evitando alguns episódios de insônia e dificuldades. Mas, afinal, como nosso corpo sabe que passou um dia? A contagem do cérebro funciona de acordo com as indicações ambientais e, nesse caso, a luz e a escuridão determinam quando ficar acordado ou não.

Estudos apontam que a exposição ao sol é um ótimo método de sinalizar esses períodos ao cérebro. O contato com a luz solar pela manhã ajuda o corpo produzir melatonina (hormônio do sono) mais cedo, proporcionando uma noite de sono vantajosa em dormir melhor e com mais facilidade.

A relação entre sono e alimentação

A desregulação do nosso ciclo biológico pode provocar desequilíbrio corporal e estresse crônico. A privação do sono pode aumentar o apetite em alimentos calóricos. A liberação dos hormônios leptina e grelina (responsáveis pela fome e saciedade) sofrem alteração e aumentam a fome.

O sol pode ajudar no seu humor e diminuir o risco de depressão

A exposição à luz solar ajuda na produção de endorfina pelo cérebro – substância antidepressiva natural, capaz de nos promover sensação de bem-estar e de aumentar os níveis de alegria. Além disso, a luz do sol nos promove a serotonina, que como citada anteriormente, é importante para o bom humor.

A luz solar tende a aliviar os sintomas da TPM

A queda dos níveis de serotonina no organismo é um dos fatores causadores da tensão pré-menstrual. A partir do momento em que a quantidade dessa substância se torna insuficiente, surgem alguns sintomas nesse período, como a depressão, irritação, mau-humor, fadiga, desejos incontroláveis por comida e problemas na hora de dormir.

Diante dessa situação, tomar sol aumenta os níveis de serotonina produzidos no corpo, o que com certeza irá ajudar nesses fatores. Além das questões a serem abordadas, existem receptores ativados pela luz solar presentes na nossa retina, que desencadeiam uma série de reações, causando a liberação dessa substância e promovendo alívio dos sintomas da TPM. 

Os raios solares podem ajudar na proteção contra infecções

Tomar sol moderadamente e nos horários corretos colabora para a regulamentação do sistema imune, complicando o aparecimento de infecções e combatendo algumas doenças de pele associadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica. 

​Para obter sucesso diante desses benefícios, em hipótese alguma, tome sol exageradamente, pois, em excesso, pode provocar certas consequências prejudiciais à saúde, como insolação, desidratação ou câncer de pele. Para uma melhor diminuição nos riscos da exposição aos raios UV solares, é recomendado o uso do protetor solar, no mínimo de FPS 15, cerca de 15 a 30 minutos antes, e repor a cada 2 horas.

Como tomar sol na pandemia?

Agora que você já reconheceu a importância e os benefícios que a luz solar pode nos trazer, além de prevenir as crises depressivas, que tal tomar alguns minutinhos de sol? Confira, a seguir, algumas soluções indicadas de como você pode tomar aquele solzinho, de forma segura e adaptada, em meio à pandemia do novo coronavírus que estamos enfrentando.

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Como tomar sol na pandemia. | Foto: Reprodução.

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Por Ananda Miranda – Fala! Cásper

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