quinta-feira, 2 maio, 24
HomeNotíciasENEM 2023: Prazo para isenção de taxa começa segunda

ENEM 2023: Prazo para isenção de taxa começa segunda

A partir desta segunda-feira (17), os estudantes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio). O prazo termina no dia 28 de abril, uma sexta-feira.

Os participantes que fizeram a solicitação para isenção de taxa no ENEM 2022 e não compareceram aos dois dias de prova precisam justificar a ausência para conseguir o benefício nesta edição.

ENEM 2023 - isenção de taxa
Saiba como solicitar a isenção de taxa de inscrição no ENEM 2023. | Foto: Montagem/ Reprodução

Quem pode solicitar o benefício?

Podem solicitar a isenção de taxa de inscrição os participantes que se enquadram nos seguintes perfis:

• Alunos matriculados na última série do ensino médio (3° ano) no ano de 2023 em instituições públicas;
  • Alunos de escolas públicas ou privadas (com bolsa integral) que comprovem baixa renda, ou seja, renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Participantes do Encceja que tenham conquistado a certificação de conclusão do Ensino Médio;

Como fazer a solicitação da taxa de inscrição no ENEM 2023?

A solicitação para a isenção de taxa e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser realizadas por meio da Página do Participante a partir do login Gov.br. Entre as situações aceitas para justificativa estão:

• Morte na família;
  • Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou união estável;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Privação de liberdade;
  • Emergência Médica ou odontológica;
  • Trabalho;
  • Deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio Acadêmico ou atividade curricular;

Os resultados serão divulgados no dia 08 de maio e ainda há a possibilidade de recorrer à decisão entre os dias 08 a 12 de maio. O resultado final será divulgado no dia 19 de maio.

Confira o Calendário do ENEM 2023

• 17/04 – 28/04 – Justificativa de ausência e solicitação de isenção de taxa;
  • 08/05 – Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção de taxa;
  • 08/05 – 12/05 – Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção de taxa;
  • 19/05 – Resultado final da justificativa de ausência e solicitação de isenção de taxa;
  • 05/06 – 16/06 – Inscrições no ENEM 2023;
  • 05/11 e 12/11 – Aplicação das Provas;
  • 24/11 – Divulgação dos gabaritos oficiais;
  • 12/12 e 13/12 – Aplicação das Provas PLL;
  • 16/01/2024 – Resultado;

Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!