ENEM 2021: 5 dicas que vão ajudar você na faculdade dos sonhos [LISTA]
Menu & Busca
ENEM 2021: 5 dicas que vão ajudar você na faculdade dos sonhos [LISTA]

ENEM 2021: 5 dicas que vão ajudar você na faculdade dos sonhos [LISTA]

Home > Universidades > ENEM 2021: 5 dicas que vão ajudar você na faculdade dos sonhos [LISTA]

Nos dias 21 e 28 de novembro acontecerá o Enem 2021. Alcançar uma boa nota na prova é uma das maiores oportunidades para conseguir uma vaga na faculdade dos sonhos. Isso porque, após o vestibular, os processos seletivos como Sisu e ProUni são abertos dando a possibilidade ao candidato de decidir em qual universidade quer ingressar. Por isso, se você quer ter um bom desempenho no Enem, selecionamos 5 dicas infalíveis para quem já começou a se preparar ou quem ainda não deu o primeiro passo para entrar na faculdade.

5 dicas para uma boa preparação para o Enem 2021

1. Faça provas antigas do Enem

Ao estudar para qualquer vestibular, é fundamental que você conheça como funciona a prova. Quando o estudante se acostuma com o formato e a estrutura das questões, isso permite que ele faça um cronograma de estudos mais organizado. Além disso, o candidato ganha familiaridade com as questões. Por isso, acesse o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para poder fazer o download das provas dos últimos anos. 

enem 2021
Busque conhecer o edital e o conteúdo programático para se dar bem no Enem. | Foto: Reprodução/Pexels.

2. Pratique a redação 

A redação é a única parte da prova em que você pode garantir 1000 pontos. Dessa forma, dedique uma boa parte dos seus estudos a treinar a escrita do texto dissertativo-argumentativo, que é exigido no vestibular. Conheça os temas que já foram propostos nas últimas edições e se prepare para os assuntos que podem cair. 

enem 2021
Ter uma boa pontuação na redação pode te ajudar a garantir uma vaga na faculdade dos sonhos. | Foto: Reprodução/Pexels.

3. Estude com concentração

Na hora de estudar, desligue tudo. Esqueça os aplicativos, mensagens de colegas e tudo aquilo que pode te distrair. É importante que você encontre um lugar tranquilo que facilite sua concentração. Faça cada momento de estudo ser produtivo. 

enem 2021
Manter a concentração na hora do estudos é necessário para reter o conhecimento. | Foto: Reprodução/Pexels.

4. Peça ajuda 

Se você tem dificuldades para se concentrar ou não está conseguindo se aprofundar em determinados assuntos, peça ajuda a um colega. Estudar com um parceiro pode turbinar sua preparação para o Enem. Por isso, se você tem algum amigo que também fará a prova, convide-o para que vocês estudem no mesmo horário. Aliás, uma das melhores maneiras de reter o conhecimento é explicando para alguém aquilo que você aprendeu. 

enem 2021
Procure um amigo para te ajudar a estudar para o vestibular. | Foto: Reprodução/Pexels.

5. Descanse

Quando percebemos que a prova está chegando, começamos a ficar tensos. Não sabemos se estudamos o suficiente e colocamos muita pressão em nossos ombros. Sendo assim, estude com muita dedicação, mas também aprenda a descansar. Tire momentos para você esquecer e até mesmo para se recompensar. Se possível, faça isso na companhia de um colega para receber ainda mais apoio e também prestar ajuda a um vestibulando. 

vestibular descanse
Aprenda a ter momentos de descanso na sua rotina de estudos. | Foto: Reprodução/Pexels.

O Enem 2021 se aproxima. Organize seu horário para criar uma rotina de estudos com foco nas matérias que você mais precisa aprender. Contudo, não esqueça de relaxar para também cuidar da sua saúde mental. Seguindo essas 5 dicas, você vai aumentar a sua chance de entrar na faculdade que tanto sonhou.

____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas