quarta-feira, 24 abril, 24
HomeFilmes'Encanto': 5 curiosidades do filme de animação da Disney

‘Encanto’: 5 curiosidades do filme de animação da Disney

Encanto estreou no Disney+ em 24 de dezembro de 2021 e alcançou o topo da lista com os conteúdos mais assistidos do streaming. O 60º filme da Disney Animation Studios apresenta a história de uma família muito especial que vive em uma casa mágica nas montanhas da Colômbia, onde cada membro apresenta algum poder sobrenatural, exceto por Mirabel Madrigal, que, apesar de suas limitações, tenta ser útil de todas as formas.

A magia deste Encanto tem abençoado todas as crianças da família com um dom único, desde a super força até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas quando ela descobre que a magia que envolve o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança para sua excepcional família.

Encanto
Saiba 5 curiosidades sobre o filem Encanto. | Foto: Reprodução/ Disney

1) São mais de 100 animadores por trás do filme

E se o cenário da história conquista nossos olhares atentos, não é diferente com os personagens. Eles trazem a magia das personalidades da Disney mas, mais do que isso, deixam mensagens de suma importância como o fato de que as pessoas são mais do que a aparência.

Para que isso fosse possível, um grande time com mais de 100 animadores se formou para dar vida a Mirabel e os dez integrantes de sua família, só que o processo foi desafiador. “Uma parte do meu trabalho foi fazer com que todas as cenas, mesmo se estivessem 100 pessoas animando-as, ficassem uniformes”, contou Renato. É com esse cuidado que a história fica coerente, tendo começo, meio e fim!

2) O futuro da magia é o tema principal de Encanto

Os Madrigais são uma grande e extraordinária família que vive em uma casa mágica. Cada um dos membros da família tem algum tipo de habilidade ou poder mágico. Exceto pelo personagem principal, Mirabel, que é uma pessoa comum.

O fato de não ter nenhum poder mágico a torna a mais especial de todas, pois é sua garra e otimismo diante das adversidades, que carrega as esperanças e os sonhos de toda sua família. Um filme em que a magia corre o risco de desaparecer e se extinguir é uma metáfora que preocupa os telespectadores, ainda mais se tratando de um filme da Disney, já que a magia sempre está presente nos filmes.

O legado cultural da Colômbia que serviu de inspiração para o filme também inclui o realismo mágico, um tipo de narrativa em que o mítico ou peculiar é apresentado como cotidiano. Em ENCANTO, sem dúvida, há magia, muita magia, e ela é expressa de várias maneiras. Por um lado, é evidente através de elementos como os dons que os membros da família possuem, como o dom da força de Luisa, a irmã de Mirabel, ou o dom de controlar o clima com as emoções, como faz Pepa, a tia de Mirabel. A magia também se revela nas qualidades fantásticas da “Casita”, a cada onde vivem os Madrigals, e está, naturalmente, fortemente associada aos próprios lugares naturalmente maravilhosos da Colômbia, onde a paisagem está repleta de possibilidades extraordinárias.

3) Encanto é o 60° filme da Disney

Encanto sempre será conhecido como o 60º filme do Walt Disney Animation Studios. Foi o último produzido por eles. Considerando que o primeiro filme foi lançado em 1937, com o título: “Branca de Neve e os Sete Anões”, este é um feito incrível.

Todos os 60 filmes “clássicos” da Disney exploraram vários temas e culturas de uma maneira geralmente despreocupada que ainda ensina lições de vida valiosas. Eles fazem isso permanecendo dentro dos reinos mágicos e ideais do estilo Disney.

A Pequena Sereia, por exemplo, é um filme que mostra uma jovem que se apaixona por um príncipe enquanto luta com o fato de ser uma sereia. Ela trava uma batalha interna e contra a sua família, porém ela percebe que deve ser fiel a si mesma e aos seus próprios desejos.

Este é o tipo de ensinamento que a Disney busca transmitir aos seus telespectadores.

4) O filme se passa nas montanhas colombianas

Escondida nas montanhas da Colômbia, esta é uma cidade chamada Encanto. Nesta cidade, vive um grupo de personagens com muitas características fantasiosas, o que é comum nos desenhos animados da Disney.

Outra curiosidade é que a América Latina é colocada em primeiro plano e é o foco desse filme, com um toque mágico para dar o toque clássico da Disney.  No início surgiram alguns rumores de que Encanto se passaria no Brasil e com uma família brasileira, porém este boato caiu por terra pois a Colômbia era o país confirmado desde o começo do projeto.

5) Significado de Madrigal

O sobrenome da família de Mirabel é Madrigal. Trata-se de uma palavra derivada do Latin “matricalis”, que significa “maternal”. O termo vem do período do Renascentismo, onde era originalmente o “cantus matricale”, uma composição musical de algumas vozes cantando juntas, sendo posteriormente adaptada para o italiano como “madrigale” e finalmente como “madrigal” para o resto da Europa, especialmente no Reino Unido, França e Espanha.

A escolha do sobrenome não é por acaso, já que o filme gira em torno da sensação de ser uma família, e da figura de uma mãe que protege seus entes queridos.

Durante o processo de animação da protagonista, uma forma de enriquecê-la foi combinar os traquejos que eram próprios da atriz com as qualidades que os produtores queriam que fossem ressaltadas, como a mescla entre a autenticidade e determinação para ir atrás do que deseja, com a vulnerabilidade de ser quem realmente é. O tipo de complexidade que é importante mostrar para as crianças, né?

Por Sabrina Ferreira – Fala Centro Universitário de Pernambuco – Recife!