Alopecia: saiba o que é e confira 5 famosos que tem a doença
Menu & Busca
Alopecia: saiba o que é e confira 5 famosos que tem a doença

Alopecia: saiba o que é e confira 5 famosos que tem a doença

Home > Lifestyle > Alopecia: saiba o que é e confira 5 famosos que tem a doença

A alopecia é uma doença bastante comum no couro cabeludo, mas muitas pessoas não conhecem. Popularmente conhecida como calvície, ela atinge cerca de 42 milhões de brasileiros segundo dados da Sociedade Brasileira de Cabelo.

A doença é caracterizada por uma queda exagerada de cabelo, que pode acarretar falhas no couro cabeludo e/ou afinamento capilar. A alopecia é uma doença, por isso, a queda não costuma ser passageira, mas sim crônica. A tendência é que o problema vá piorando ao longo do tempo e, em muitos casos, alguns fios param de nascer no folículo piloso, estrutura do couro cabeludo por meio do qual o fios nascem. Por isso, é comum que pessoas com calvície tenham a pele brilhante na região das falhas, porque os folículos pilosos não existem mais, diferente de quando uma pessoa apenas raspa a cabeça e ainda conseguimos ver os ‘pontinhos’ por onde nascem os fios.

O problema precisa ser tratado por um médico dermatologista ou tricologista. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores são as chances de retardar a queda capilar. Assim, saiba quais os tipos mais comuns e confira 5 famosos que tem alopecia.

alopecia
Saiba os tipos de alopecia. | Foto: Montagem/ Reprodução

Os tipos de alopecia mais comuns

A alopecia pode ser causada por inúmeros fatores, como genética, questões hormonais, doenças autoimunes e maus hábitos capilares. Existem alguns tipos da doença e separamos as mais comuns.

  • Alopecia Areata: este é um tipo de doença autoimune, em que o próprio corpo ataca as células dos folículos pilosos, causando queda dos fios. Esta queda costuma ocorrer formando falhas em formato de círculos no couro cabeludo, mas, em alguns casos, pode causar queda de todo o cabelo.
  • Alopecia Androgenética: este é o tipo mais comum e é chamado, popularmente de calvície. A causa costuma ser genética e hormonal e acarreta uma queda de fios gradual. Os homens costumam ser afetados pela perda de cabelo na parte superior da cabeça, principalmente na região da coroa. Já as mulheres costumam costumam ter queda no centro da cabeça, formando uma linha falhada na divisão do meio do cabelo.
  • Alopecia por Tração: este tipo é causado pelo uso excessivo de penteados muito apertados, que causa uma tensão no couro cabeludo, provocando a retirada das raízes dos fios. Ao longo do tempo, a tensão provoca a perda permanente de cabelos na região do início do cabelo, próximo a testa.

5 famosos que tem a doença

Como já citamos, a doença é bastante comum e muitos famosos também convivem com o problema. Confira 5 celebridades que tem alopecia.

1) Lucas Peteado

O participante do BBB 21, Lucas Penteado é um dos famosos que convivem com a doença. O ator tem alopecia areata, em que é possível ver uma queda que forma falhas circulares. Na época em que esteve no reality, a queda capilar do artista gerou a curiosidade de muitos telespectadores que não conheciam a doença.

Alopecia
Lucas Penteado tem alopecia areata. | Foto: Reprodução/ Tv Globo

2) Maraísa tem alopecia androgenética

A cantora Maraísa, da dupla Maiara e Maraísa, sofre de alopecia androgenética e, no ano passado, contou aos fãs sobre os tratamentos que estava fazendo para lidar com a doença.

Maraísa
Maraísa revelou que sofre de alopecia androgenética. | Reprodução/ Instagram

3) Príncipe William

O Príncipe William é mais um nome conhecido que sofre de alopecia androgenética, que causa falhas na parte superior da cabeça.

Príncipe William
Príncipe William sofre de calvície. | Foto: Reprodução/ Twitter

4) Viviane Aaraújo sofreu de alopecia por tração

Viviane Araújo também sofre da doença. A artista teve alopecia por tração devido ao uso de tranças.

Alopecia
Viviane Araújo sofreu de queda após uso de tranças. | Foto: Reprodução/ Instagram

5) Ariana Grande

A cantora Ariana Grande é mais um dos nomes que sofrem com a doença. Devido ao seu penteado meio preso característico, a artista, assim como Viviane Araújo, também desenvolveu uma alopecia por tração.

Ariana Grande
Ariana Grande teve os fios prejudicados pelo uso excessivo do penteado penteado. | Foto: Reprodução

___________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

Tags mais acessadas